Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Levedura de Cerveja



. Saiba mais sobre a LEVEDURA DE CERVEJA e viva melhor!


 





·         É bastante rica em vitaminas do complexo B, contendo também um conjunto de vitaminas, minerais (principalmente ferro, fósforo e potássio) e aminoácidos muito benéficos para a nossa saúde.

·         Ajuda a melhorar a pele seca, acne e unhas quebradiças.

·         A levedura de cerveja estimula a produção de leite materno, e também devido ao seu valor nutricional, contribui para o sucesso do aleitamento materno, sendo recomendada para as mães que estão a amamentar.

·         A levedura de cerveja, especialmente a levedura viva, é extremamente importante para equilibrar a flora intestinal, recomendando-se a sua utilização especialmente a quem está medicado com antibióticos, nas gastroenterites e em casos de obstipação ou diarreia. Uma flora intestinal equilibrada é fundamental para a nossa saúde.

·         É benéfica para a saúde dos nossos cabelos, devido ao seu elevado teor em vitaminas do complexo B. Ajuda a prevenir o embranquecimento precoce do cabelo, a queda de cabelo e a fortalecer os cabelos frágeis.

·         Deve ser incluída na alimentação da grávida, ajudando a melhorar o estado nutricional, a prevenir o enfraquecimento e queda de cabelo no período pós parto. Também contribui para amenizar alguns desconfortos típicos da gravidez, como as cãibras, as náuseas, a obstipação, …).

·         A levedura de cerveja necessita de um meio nutritivo rico em nutrientes para que se desenvolva, sendo este meio constituído por malte, água e lúpulo, ou seja, cevada germinada, daí a sua riqueza nutricional.

·         Paracelso e vários médicos consideravam a cerveja como um medicamento, havendo alguns que se arrogavam a apelidar de “nobres farmácias” as cervejarias. Infelizmente, para os apreciadores de cerveja, actualmente, a cerveja é filtrada e contém pouca levedura.

·         A levedura de cerveja contém uma proporção de aminoácidos, essenciais e não essenciais, equilibrada, tendo a sua proteína um coeficiente de utilização digestiva muito elevado (95% dos seus aminoácidos são utilizados), sendo especialmente benéfica para aqueles que fazem uma alimentação vegetariana.

·         A sua introdução deverá ser efectuada de forma gradual, para minimizar o risco de flatulência (produção de gases excessiva).

·         Encontra-se em lojas especializadas em produtos dietéticos e em supermercados e mercearias, podendo ser utilizada em cápsulas, comprimidos ou em pó (pode-se misturar nos cereais, nos bolos, nos iogurtes, nas saladas de frutas, nas sopas, nos batidos, infusões, chás ou no café, …).

·         Aconselhe-se com a sua dietista/nutricionista sobre qual a forma e a quantidade mais adequada para si.

·         Se tem alguma doença associada aos fungos – como o pé de atleta, a candidíase, a tinha …- ou se tiver alergia, não tome Levedura de Cerveja.
Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves. Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
Acompanhe todas as novidades no Facebook


Copyright: © By Eduarda Alves, 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


 
Consulta de Nutrição

Agualva-Cacém - Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.