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sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mirtilo


Mirtilo, uma baga recheada de antioxidantes!


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!


  • É conhecido como mirtilo, arando-roxo ou uva-do-monte.
  • São uma boa fonte de vitamina C.
  • É um fruto muito sensível, conservando-se apenas durante alguns dias no frigorifico.
  • É benéfico em situações de diarreia devido à sua riqueza em taninos, ajudando a acalmar as cólicas intestinais.
  • É muito rico em taninos (antioxidantes) e antocianósidos (propriedades antibacterianas).
  • O seu consumo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a tratar infecções urinárias (especialmente as provocadas por Escherischia coli).
  • Tem acção antibacteriana, ajudando no tratamento das infecções intestinais.
  • Como vários outros frutos silvestres, os mirtilos podem desencadear reacções alérgicas.
  • Uma cataplasma de bagas de mirtilo esmagadas, pode ajudar a aliviar as hemorróidas dolorosas.
  • É frequente nas matas do norte de Portugal (Trás-os-Montes e Minho).
  • Podem ser usados em doces, tartes, batidos, sumos, gelados, iogurtes ou simples.
  • Devido às suas propriedades antioxidantes são úteis na prevenção das doenças cardiovasculares.
  • Na Noruega as bagas de mirtilo foram utilizadas para tratar o escorbuto.

Boas leituras e uma boa semana para si!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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