sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Batatas louras com bife de frango grelhado

Rendimento: Uma dose

Ingredientes:

Para as batatas: Cem gramas de batata (duas batatas pequenas), uma colher de sobremesa de azeite, sumo de meio limão, salsa picada, meio dente de alho picado, uma colher de café de pimentão-doce (colorau), duas colheres de sopa de água, sal q.b. .

Para o bife: Um bife de peru de tamanho médio, uma pitada de noz-moscada, sumo de meio limão, uma colher de sobremesa de azeite, um dente de alho, sal q.b.

Preparação: Batatas: Depois de lavadas e descascadas as batatas, cortá-las em rodelas, colocando-as num recipiente baixo e largo de pirex. Espremer o sumo de limão, polvilhar com a salsa picada, o alho, o colorau e regar com a água e o azeite. Temperar com sal a gosto. Colocar no microondas e deixar assar, mexendo bem a meio da cozedura.
Estas batatas ficam com sabor e aspecto muito agradável, podendo ser utilizadas em vez das batatas fritas, sendo muito mais nutritivas e menos calóricas. A preparação no microondas é rápida (aproximadamente dez minutos, dependendo da potência utilizada), diminuindo as perdas de vitaminas e minerais.

Bife de peru: Tempere o bife de peru com o sumo de limão, a noz-moscada, o azeite, o alho picado e o sal. Deixe marinar durante uma hora. Aqueça o grelhador e grelhe o bife em temperatura moderada.

Bom apetite.

Dra. Eduarda Alves.
Directora da Clínica dos Alimentos
Dietista no Hospital São Francisco Xavier


.