terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quais os alimentos imprescindíveis para repor a energia depois das férias?

As férias terminaram e o retorno à labuta diária não é fácil. Nos primeiros dias de trabalho podemos sentir-nos cansados, sonolentos, um pouco desanimados, mais ansiosos e por vezes até com alterações de apetite.

É como se fosse sempre 2ª Feira, ou até um pouco pior. Mas alegre-se, pois ao fim de alguns dias tudo melhora e adaptamo-nos física e psicologicamente à mudança.

Alguns alimentos podem ajudá-lo a recuperar a energia e melhorar o seu humor durante esta fase. Inclua-os na sua alimentação e sinta em si os seus vigorosos efeitos.

Aveia


É uma boa fonte de energia, contendo açúcares de absorção lenta, que contribuem para a manutenção da glicémia, ajudando a manter a concentração e a vitalidade necessárias nesta fase. Pode comer flocos de aveia ao lanche ou acrescentá-la na base das sopas em substituição da batata. Ajuda a relaxar.

Algas
São uma boa fonte de zinco (especialmente a alga Wakame), cujas necessidades aumentam em períodos de maior stress. São ricas em vitaminas e minerais vitais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Sementes de Linhaça
Contêm uma excelente quantidade de ácidos gordos ómega 3, 6 e 9, os quais o ajudam a recuperar a energia perdida. Ajudam a reduzir o colesterol e a regularizar o trânsito intestinal. Melhoram o aspecto da pele e do cabelo.

Chocolate preto
É uma boa fonte de feniletilamina, a qual tem um efeito anti depressivo, ajudando-o a animar-se. É uma boa fonte de energia e contem a teobromina que tem um efeito estimulante semelhante à cafeína. Possui uma boa quantidade de fósforo, contribuindo para melhorar o seu rendimento intelectual. É rico em nutrientes antioxidantes que vão ajudar a sua pele a recuperar dos excessos das férias. Deverá optar por um com mais de 70% de cacau e baixo teor de açúcar ou adoçado com frutose. Coma com moderação, não ultrapassando as 30 g diárias.

Levedura de cerveja
É muito rica em vitaminas do complexo B, ajudando o organismo a metabolizar os hidratos de carbono (açúcares) produzindo energia. Faz bem à pele, cabelo e unhas. Ajuda a equilibrar a flora intestinal. Pode ingeri-la misturada no leite, chá, sumo ou na água.

Bagas de Goji
Contém nutrientes que ajudam a regularizar a tensão arterial, ajudam à produção de energia e a prevenir o envelhecimento. Possuem um sabor muito agradável. Podem ser misturadas nos cereais, no iogurte, transformadas em sumo ou chá ou ingeridas como aperitivo.

(Publicado na Revista Com`Out em Setembro de 2008)

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas


Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém - Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

Saiba mais sobre a consulta aqui

 

 


.