Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Beber água durante as refeições engorda?






Verdade ou mito?


Esta é uma pergunta que me fazem, quase todos os dias, nas minhas consultas.

Ao bebermos líquidos durante as refeições, ocorre uma diluição do gástrico, o que vai diminuir a sua acção nos alimentos, dificultando a digestão.

Se uma pessoa saudável beber apenas um copo de água durante as refeições, não terá qualquer problema. Ao bebermos mais do que um copo de água durante a refeição (tenho doentes que chegam a beber 3 copos de água), corremos o risco de ficar com azia, enfartados, com flatulência e mesmo com o estômago dilatado. A longo prazo poderão até surgir outros problemas, como o refluxo gastroesofágico, por incompetência do cárdia.

Visto que ao bebermos mais do que um copo de água durante as refeições principais, vai havendo uma dilatação do estômago, este aspecto vai contribuir para que só nos sintamos saciados com quantidades de alimentos mais elevadas, o que vai a ajudar a contribuir para o aumento de peso.

Beba bastante água fora das refeições (cerca de 8 copos por dia), e durante as refeições beba apenas um copo de água pequeno, ou evite mesmo beber durante as refeições principais.

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.