quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O pão torrado engorda menos que o pão fresco?





 
 
 
Quem precisa de emagrecer só deve comer pão torrado?


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!
É muito frequente nas minhas consultas ouvir esta pergunta. Inclusive, a maioria das pessoas acreditam que as tostas engordam muito menos do que o pão, e que por isso as podem consumir quase livremente.

Infelizmente a realidade é diferente, pois o pão ao ser torrado apenas perde água (perdendo algum peso) mas os glúcidos (hidratos de carbono de absorção lenta) não sofrem alterações, pelo que o valor calórico não se altera.

Uma bolinha de pão de mistura (50g) fornece cerca de 125 Kcal, enquanto que 5 tostas integrais (35g) também fornecem cerca de 125 Kcal.



Ao ser torrado o pão torna-se mais fácil de digerir, pelo que é mais aconselhável em determinadas situações, como por exemplo numa gastroenterite ou numa crise de gastrite.

Para quem está a tentar emagrecer, é preferível comer o pão sem ser torrado, pois desta forma a sensação de saciedade é maior, e o organismo gasta mais alguma energia na digestão, contribuindo para ajudar na perda de peso.

Muito importante é o que se coloca no pão. Prefira patê de legumes (como de cogumelos, tomate ou beringela), queijo magro, creme de soja, manteiga de amendoim, fiambre de aves e compotas ou marmelada sem açúcar.

Saboreie muito bem e mastigue ainda melhor! A sua saúde agradece.

Um ótimo fim de semana para si, e para todos nós.

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana:
21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.