sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Chocolate Preto é mais saudável que o chocolate branco?






O chocolate preto é rico em polifenóis (antioxidantes), principalmente em catequinas (as quais também se encontram em elevada quantidade no chá verde). Este é um dos principais benefícios nutricionais do chocolate, pois os polifenóis contribuem para prevenir doenças cardiovasculares, cancro, o envelhecimento precoce e várias outras doenças crónicas. Também ajudam a reduzir o colesterol.

O chocolate preto contém menos açúcar e gordura, contém mais ferro, zinco, cobre, vitaminas do complexo B e magnésio do que as outras variedades de chocolate. É rico em Teobromina (poderoso antioxidante), a qual tem uma acção estimulante no nosso organismo, semelhante à cafeína, mas com efeito mais suave. A gordura do chocolate preto, comporta-se no organismo da mesma forma que uma gordura monoinsaturada, não elevando o colesterol.

O chocolate preto ajuda a aumentar a produção de serotonina, pelo que contribui para melhorar o nosso humor e bem-estar.

O chocolate branco, não deveria ser chamado de chocolate, pois não contém cacau na sua composição. É feito com açúcar (muitíssimo!), manteiga de cacau e por vezes natas e leite condensado. Não possui nenhum dos benefícios do chocolate preto e tem um elevado índice glicémico.

O chocolate preto tem um índice glicémico moderado, sendo cerca de metade do índice glicémico do pão branco.


Um chocolate preto de qualidade contém no mínimo 70% de cacau na sua composição, podendo ir até aos 95%.

A Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) recomenda o consumo diário de até 30 g de chocolate preto para pessoas saudáveis e sem excesso de peso.

Infelizmente, este alimento adorado por muitos, contém muitas calorias (mesmo o chocolate preto), pelo que deverá ser consumido com moderação, se não quisermos ter uma desilusão com a balança.


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.