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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sabia que as Sementes de Abóbora podem melhorar a sua Saúde?

As sementes de abóbora contêm muitos nutrientes amigos da sua saúde!


Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Fique a conhecer um pouco melhor as propriedades nutricionais das sementes de abóbora. E surpreenda-se!


• As sementes de abóbora são muito ricas em fitosteróis, zinco, ácidos gordos ómega 3 e 6, fibras, potássio, magnésio, ferro, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina E e K.
 

• Devido à sua riqueza em ácidos gordos ómega 3 e 6, ajudam a regular o sistema hormonal e a manter a pele saudável.


 São excelentes aliadas da saúde do homem, pois ajudam a prevenir a Hipertrofia Benigna da próstata, reduzindo o desconforto provocado pela mesma (urgência em urinar, urinar com muita frequência, incontinência urinária, …).


• Devido à sua riqueza em fitosteróis e ómega 3, ajudam na redução do colesterol e dos triglicéridos, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares.


• As pessoas que sofrem de enjoo com o movimento, podem comer sementes de abóbora durante uma viagem, pois pode ajudar a aliviar o enjoo provocado pelo movimento.


• Também actuam como desparasitante, ajudando a combater parasitas intestinais, como as lombrigas.


• Quando retirar as sementes da abóbora, lave-as bem e seque-as. Coloque-as num pirex e leve-as ao forno a assar. Depois de assadas, deixe-as arrefecer, tempere-as com um pouco de sal (opcional). Poderá guardá-las num frasco (só depois de bem arrefecidas) e colocá-las no frigorífico, onde se conservam durante 2 semanas. Pode usá-las como aperitivo ou em saladas.


• Basta consumir 1 colher de sopa por dia, para ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares e da hipertrofia benigna da próstata.


• Deverão ser sempre muito bem mastigadas, para que o seu organismo consiga usufruir de todos os seus nutrientes e fitoactivos.


• Se sofrer de divertículos, não as deverá ingerir, pois poderiam contribuir para o aparecimento de diverticulite (inflamação dos divertículos).


• As sementes de abóbora são muito calóricas, devido à sua riqueza em ácidos gordos. Tenha cuidado se estiver com excesso de peso. Aconselhe-se com a sua nutricionista/dietista.


Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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Consulta de Nutrição Clínica
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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sabia que a Romã é um alimento precioso para a sua saúde?










Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem.

Esta preciosa fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras, ácido elágico, ácido fólico, beta caroteno, zinco, selénio, magnésio, fósforo, antocianinas e punicalaginas sendo uma excelente fonte de antioxidantes.


• Pode ser um precioso aliado na prevenção das doenças cardiovasculares, de vários tipos de cancro (principalmente mama, próstata e cólon), de doenças inflamatórias e do envelhecimento precoce.


• O seu consumo regular pode ajudar a controlar a tensão arterial alta.


• Em alguns estudos científicos, verificou-se que o consumo de romã, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento do cancro da próstata.

 
• Para retirar de forma mais fácil as sementes da romã, basta cortá-la ao meio e bater-lhe de lado com uma colher de pau. Poderá guardá-las de imediato em saquinhos de congelação, congelá-las e utilizá-las posteriormente para preparar sumo. Quando fizer o sumo, deverá bebe-lo de imediato para que não perca as suas propriedades nutricionais.

 
• As romãs podem conservar-se no frigorífico durante cerca de 2 meses.



• O seu sumo possui uma acção bactericida e anti-viral, ajudando a combater as infecções. Para além disso é riquíssimo em antioxidantes, ajudando a minimizar as consequências das doenças crónicas e a reduzir o risco de cancro.


• O sumo de romã é benéfico para quem sofre de colites e doença de crohn, ajudando a reduzir a inflamação da mucosa intestinal.


• É uma fruta pouco calórica, fornecendo cerca de 50 calorias por 100 g, podendo ser perfeitamente incluída nos planos alimentares de emagrecimento.


• Esta fruta surge nos meses de Inverno, ajudando-nos a reforçar o nosso sistema imunitário e a prevenirmo-nos das gripes e constipações.


Aproveite as propriedades nutricionais e funcionais da romã, beneficiando a sua saúde. E é tão saborosa!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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