Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Boas Festas e um Feliz 2011


Experimente a minha receita de rabanadas/fatias douradas light. Vai gostar, e o seu corpo também.




Rabanadas Natalícias

Rendimento: 6 Doses

Ingredientes: 6 Fatias de pão de forma (sem açúcar), 150 ml de leite magro, 2 ovos, 3 colheres de sopa de frutose em pó, 2 colheres de sopa de azeite, casca de limão e laranja a gosto, canela a gosto.

Preparação: Misture o leite magro com a frutose, as cascas de laranja e limão e uma pitada de canela. Mexa bem. Bata os ovos. Coloque o azeite num tabuleiro de pirex, distribuindo-o uniformemente. Passe cada fatia de pão pelo leite e de seguida pelo ovo batido e coloque-as no tabuleiro untado. Leve ao forno e deixe assar até ficarem douradas. Vire-as e deixe-as assar mais um pouco do outro lado. Retire-as do forno e polvilhe-as com canela.

 
Deixo-lhe alguns conselhos “amigos da balança”, para que continue em Boa Forma, mesmo após o Natal:

• Na noite e no dia de Natal e de Ano Novo, coma o que lhe apetecer, mas com moderação, sem excessos. Faça isto somente na noite e no dia de Natal e de Ano Novo, e depois volte à sua dieta. Desta forma os estragos não serão grandes.

• Antes de ir às compras, alimente-se de um bom prato de sopa de legumes e hortaliças, que lhe dará saciedade e a impedirá de comprar mais do que o que necessita realmente.

• Confeccione os alimentos na quantidade certa, sem excessos. É bom para a sua saúde e também para a sua carteira! Se sobrar, congele de imediato, ou distribua pelos seus convidados.

• Durante o dia deverá seguir a sua alimentação habitual. Não se esqueça de comer fraccionadamente. Caso contrário chegará à ceia, ou ao almoço de Natal, com fome.

• Vá para a mesa com a barriga “aconchegada”, podendo comer uma maçã com uma tosta integral e beber um chá (sem açúcar, claro!), ou mesmo comer um prato de sopa de legumes e hortaliças antes da famigerada refeição de Natal.

• Saboreie, sinta o aroma, mastigando muito bem, comendo em pequenas garfadas. Dessa forma ficará mais satisfeita e comerá menos.

• Converse e distraia-se com outros atractivos que não apenas a comida.

• Sirva-se apenas de uma porção de cada um dos alimentos e das sobremesas. Pode provar de tudo (em pequena quantidade) mas não repita, com excepção para as couves e outros legumes, que deverá comer livremente. Tenha o cuidado de os temperar com pouco azeite, pois apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto como as outras.

• Não coma a pele do bacalhau e retire a pele das aves antes de as cozinhar, pois contêm muita gordura.

• Prefira o ananás e a romã, em detrimento das nozes, tâmaras, passas, avelãs, amêndoas e castanhas.

• Se possível faça uma caminhada, brinque com as crianças, ou dance, para “queimar” algumas das calorias ingeridas.

• Jamais deixe a mesa posta após a refeição, pois seria uma tentação difícil de resistir.

• Nestes dias poderá recorrer a um complexo inibidor de absorção lipídica (reduz a absorção das gorduras), reduzindo consideravelmente as calorias assimiladas. Procure à sua Dietista se é indicado para o seu caso e como o deverá tomar.



Lembre-se que a Gula é um pecado mortal! Principalmente para a sua saúde.



Após o Natal recomece com a sua alimentação balanceada, variada e equilibrada, seguindo o plano alimentar elaborado pela sua Dietista, pois este é específico para si, sendo nutricionalmente adequado às suas necessidades e aos objectivos pretendidos.

Boas Festas com muita saúde e alegria de viver!
Eduarda Alves.



Dra. Eduarda Alves.
Especialista em Nutrição e Dietética
Directora da Clínica dos Alimentos
Telefone: 21 432 55 15
http://www.clinicadosalimentos.pt/
http://www.nutricaoedietetica.com/