Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A aveia ajuda a baixar o colesterol?



A aveia pode ser uma ajuda preciosa para que tem hipercolesterolémia (colesterol elevado no sangue), e existem múltiplos estudos científicos que o comprovam.

A aveia é bastante rica em fibras solúveis, que se unem à água e formam um gel. Essa reação também se dá no nosso intestino, contribuindo para uma redução da absorção do colesterol, quer do que ingerimos nessa refeição, quer do que está presente nos sucos biliares (segregados para ajudar na digestão das gorduras). Dessa forma, uma parte do colesterol não é absorvida, sendo eliminado através das fezes.

Se tem o colesterol elevado, beneficiará se ingerir uma colher de sopa de flocos de aveia, antes das refeições principais. Poderá adicionar aos flocos de aveia, um pouco de água, esperar alguns minutos e ingeri-los de seguida. Beba um copo de água de imediato, para aumentar o efeito.

Também poderá acrescentar 3 colheres de sopa de flocos de aveia, para uma panela de sopa de legumes, adicioná-los aos iogurtes, aos cereais, às saladas de fruta, …

Têm ainda a vantagem de reduzir a absorção de gorduras, de retardar a absorção dos hidratos de carbono (do arroz, massa, batata, pão,…), reduzir o apetite e de melhorar o funcionamento intestinal. Na quantidade certa, pode ser uma importante aliada para quem precisa de emagrecer.


Creme de legumes com aveia
Rendimento
Dez doses
 
Ingredientes
Uma talhada de abóbora, duas cebolas médias, uma beringela, 1 cenoura, dois pés de salsa, quatro dentes de alho, 3 colheres de sopa de flocos de aveia, 200 g de espinafres congelados, uma colher de sopa de azeite, água q.b., sal q.b. .
 
Preparação
Numa panela coloque a abóbora partida em pedaços, a cenouras em rodelas, as cebolas cortadas em pedaços, os espinafres, a beringela cortada em pedaços (depois de lavada e descascada), os dentes de alho, os flocos de aveia, a salsa picada (aproveite os talos), água e sal e deixe cozinhar. Quando estiver tudo cozido triture com a varinha mágica. Adicione o azeite, mexa, e a sopa está pronta.
 

 
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.