quarta-feira, 17 de abril de 2013

Muito além do peso


Aconselho-vos a ver este pequeno vídeo, pois é muito ilustrativo do que se passa na nossa sociedade atual.

As nossas crianças estão cada vez mais “gordinhas e anafadas”, e a prevalência da obesidade infantil é bastante elevada. Em Portugal, cerca de 31,5% das crianças e adolescentes têm excesso de peso/obesidade infantil.

A médio e longo prazo, sabe-se que o aumento da obesidade infantil terá consequências gravíssimas para a sua saúde futura. Muitas das doenças crónicas não transmissíveis irão aumentar substancialmente, como por exemplo a Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Doenças Osteoarticulares, Doenças Oncológicas e muitas outras. Também sabemos, que a esperança média de vida irá diminuir, se não conseguirmos corrigir esta situação.

Se tem um filho gordinho, ou se eles existem na sua família ou círculo de amigos, envie-lhes este texto. Assim estará a contribuir para que tenham um futuro mais saudável!

A obesidade não mata logo, mas vai matando! Vai deixando as suas sequelas, que se vão multiplicando, até minarem completamente a sua saúde e qualidade de vida!

Há que repensar sobre o que queremos para as nossas crianças, para o seu futuro, e que começar já a prepará-lo. E um futuro de saúde, é o melhor legado que lhes podemos passar.

Aconselho-vos a verem este pequeno vídeo e a lerem o meu texto sobre obesidade infantil.



 

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.