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quinta-feira, 30 de maio de 2013

Se treinar em jejum, emagreço mais depressa?



 Bom dia! Esta é uma pergunta que me fazem frequentemente, e espero com esta pequena resposta, ajudar a desmistificar e esclarecer esta questão.

Como já diziam os antigos “depressa e bem, não há quem”! E esta velha máxima também se aplica nesta situação.


Quando se faz exercício físico de manhã, sem comer nada antes, o organismo vai utilizar a energia acumulada sobre a forma de glicogénio, e que se encontra nos músculos e no fígado. Só posteriormente, poderá começar a utilizar a gordura como combustível, dependendo da duração e intensidade do exercício.

Ou seja, se treinar em jejum, vai perder massa muscular e água, e ainda corre o risco de ter caibras, sentir-se muito cansada (o), ter baixo rendimento e gastar menos calorias, e até de fazer uma hipoglicémia, podendo até sentir tonturas e desmaiar. Estará a usar a sua massa muscular como fonte de energia. Perde peso, mas não perde gordura!

Se precisa de emagrecer, uma boa opção é tomar uma refeição ligeira antes de se exercitar. Essa refeição deverá ser adequada ao seu caso específico, de acordo com as suas necessidades nutricionais, tipo e intensidade do exercício, e objetivos pretendidos.

Uma boa opção, poderá ser uma refeição com baixo teor de gorduras, com hidratos de carbono e proteínas, como por exemplo:

         - 125 g de iogurte magro 0% com 1 colher de sobremesa de flocos de aveia + 1 fatia pequena de pão de mistura com queijo magro ou fiambre de aves

         Ou

         - 1 Taça de gelatina sem açúcar + 3 bolachas de aveia

Ou

- 1 Banana pequena + 2 tostas integrais com queijo creme magro

Ou

- 1 Queijo fresco pequeno Light + 1 taça de morangos com 2 galetes de arroz

Ou

- 1 Batata-doce (pequena) assada com 2 fatias de queijo magro

 

Assim sentir-se-á com muito mais energia, e disposição para o exercício, e fornecerá ao seu corpo os nutrientes necessários para a preservação da massa muscular. E continuará a “queimar” gorduras, e a emagrecer de forma saudável.

Existem inúmeros estudos, que demonstram que, comer antes de treinar, ajuda a que se perca mais gordura, e consequentemente, se emagreça mais.

E não se esqueça da hidratação, pois também é vital, para se exercitar de forma saudável, e com bons resultados.

Emagreça bem e com saúde!
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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