Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A moda da BARRIGA NEGATIVA



Com o aumento das temperaturas, e a chegada do Verão, pululam as dietas loucas e muitas mulheres chegam a cometer alguns “atentados” contra a saúde, só para ficar com uma silhueta mais esbelta!

De repente, quase do nada, surgiu este ano a moda da BARRIGA NEGATIVA, ou seja a pretensão de ter uma barriga chapada, quase metida para dentro, e com os ossos da anca bem visíveis.

Mas será saudável ter uma BARRIGA NEGATIVA? Na minha opinião, na maioria dos casos não é! A mulher tem naturalmente uma maior percentagem de gordura corporal, e é natural que mesmo uma mulher magra, tenha uma barriga feminina, ou seja, uma barriga que não é completamente chapada, e muito menos quase “invertida”.

Quem tem a dita BARRIGA NEGATIVA, ou tem um biótipo de mulher magra, com uma estrutura corporal longilínea – o que não é o caso da maioria das mulheres portuguesas – ou então, para chegar a esse ponto, já perdeu massa muscular, e provavelmente já apresenta alguma desnutrição. Muitas dessas mulheres – principalmente modelos – sofrem de anorexia.

 

Para ter uma barriga linda, sem afetar a sua saúde, bastará seguir um plano alimentar adequado às suas necessidades energéticas e aos objetivos pretendidos. Também existem exercícios físicos, e tratamentos que vão reduzir a gordura localizada e ajudar a reafirmar, como a mesoterapia sem agulhas, a radiofrequência e a endermologia, que poderão ajudar sem serem prejudiciais à sua saúde.

 

 

Tudo o que “é demais, é moléstia”, e para sermos mulheres Magníficas e belas, não precisamos, nem devemos arriscar a nossa saúde. Não devemos sentirmo-nos ameaçadas por padrões de beleza doentios. Devemos sim, ter um peso adequado para que nos mantenhamos saudáveis, com qualidade de vida, e longe das consequências nefastas do excesso de peso e da obesidade.

 

Nós mulheres, temos que desenvolver uma consciência crítica, recriando um conceito de beleza real saudável. Não nos podemos deixar “escravizar” por um culto da magreza extrema, que nos é imposto por terceiros.

O meu conselho para ser uma Mulher Magnifica – real, saudável e linda por dentro e por fora – é extremamente simples: Adopte um estilo de vida saudável,  invista em si, faça sempre o seu melhor, sinta-se bem com a sua consciencia, e procure viver de forma harmoniosa. Será mais bela como Mulher, e como ser-humano, e certamente muito mais segura e feliz.

Copyright: © By Eduarda Alves, 2013. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

 

Saudações nutritivas,

Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, da Associação Portuguesa de Dietistas e da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e de Fitoterapia.


 

Veja aqui este vídeo sobre o tema: