Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MASSAS quase SEM CALORIAS


 

Bom dia, como estão? Espero que estejam muito bem, em forma, bem-dispostos e cheios de saúde.

 

Hoje, estou aqui para vos falar das novas massas ZERO CALORIAS, que têm feito muito sucesso no Reino Unido, Brasil e na Irlanda, e que chegaram agora a Portugal.

 

Podem ajudá-la a perder aqueles “quilos extra”, que tanto anseia eliminar antes das suas férias. São o “empurrão” adicional que precisa na sua dieta!

 

Estas massas “milagrosas” têm apenas 8 Calorias por 100 gramas, e são isentas de glúten e ricas em fibra solúvel. São constituídas por cerca de 3% de fibra e 97% de água, não tendo amidos. Já imaginou? Um prato com 100 gramas de massa, tem as mesmas calorias de um rebuçado sem açúcar!

 

Acabadinhas de chegar a Portugal, estas massas são elaboradas à base de uma fibra vegetal solúvel (glucomanano), extraída de um tubérculo chamado Konjac. Estas massas são utilizadas na cozinha oriental desde longa data.

 

O glucomanano é uma fibra que absorve água em elevada quantidade, formando um gel que “enche” o estômago, e o intestino, dando uma elevada sensação de saciedade. Os seus benefícios como coadjuvante num plano alimentar de emagrecimento, estão amplamente descritos.

 

Para além, da enorme vantagem de ficar “cheia” e sem fome, esta fibra solúvel ainda ajuda a regularizar o trânsito intestinal, retarda o esvaziamento gástrico, retardando a absorção dos hidratos de carbono e ajudando a equilibrar as glicémias. Ainda tem a vantagem de reduzir a absorção das gorduras e do colesterol. Estas características tornam-nas benéficas para pessoas que precisam de emagrecer, que sofram de obstipação, que tenham hipercolesterolémia ou hipertrigliceridémia, e também para quem tem Diabetes tipo 2 (não insulinodependente), desde que inseridas num plano alimentar personalizado de acordo com cada caso específico.

 

Sempre que se consomem estas massas tão especiais, é vital ingerir água. Por cada 100 g de massa cozinhada, cerca de 300 ml de água.

 

É muito importante, que distancie a toma de fármacos (incluindo a pílula anticoncepcional) da ingestão das massas cerca de 3 a 4 horas. De contrário, como retardam o processo digestivo, poderia haver redução da eficácia da medicação.

 

As massas à base de fibras são desaconselhadas para pessoas com estenose (aperto) do esófago, alterações do funcionamento do cárdia ou do piloro, ou diminuição da motilidade gastrointestinal, refluxo gastroesofágico, hérnia do hiato e para quem se submeteu a cirurgia barátrica (cirurgia de obesidade). Nestes casos são expressamente proibidas!

 

Estas massas ricas em glucomanano, possuem apenas água e fibra na sua composição, pelo que deverão ser sempre combinadas com alimentos que forneçam proteínas, vitaminas, minerais, e alguns ácidos gordos essenciais e hidratos de carbono.

 

As massas de glucomanano são muito fáceis e rápidas de preparar, devendo ser passadas por água morna e escorridas antes de as cozinhar. Preparam-se em poucos minutos!

 

Como não têm sabor, absorvem o sabor dos temperos, necessitando de ser adequadamente temperadas, mas sem exagerar no sal ou na gordura! Solte a sua criatividade, e experimente misturá-las com legumes salteados num pouco de azeite, ou fazer um delicioso molho de tomate e manjericão, ou apenas salteá-las num pouco de azeite, alho picado, uma pitada de caril e outra de piripiri.

 

Estas massas podem ser um precioso aliado no emagrecimento – e noutras situações específicas – devendo no entanto, ser adequadas as dosagens, bem como a sua distribuição ao longo do dia, e combinações de alimentos, de acordo com os objetivos pretendidos e sempre com o acompanhamento da sua Dietista/Nutricionista.

 

Onde as poderá encontrar em Portugal? Estão disponíveis na Clínica dos Alimentos. www.clinicadosalimentos.pt

Telefones: 21 432 55 15 / 96 550 44 48.

 

 Copyright: © By Eduarda Alves, 2013. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

 
Saudações nutritivas,
Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, da Associação Portuguesa de Dietistas e da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e de Fitoterapia.