quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O melão tem muito açúcar?



Bom dia estimados leitores, como vão? Espero que bem. Hoje, neste lindo dia cheio de sol, estou aqui para ajudar a esclarecer este mito, pois temos muitos melões, deliciosos e suculentos em Portugal, que devem ser devidamente saboreados.

 
Não, não tem muito açúcar. Este é um dos mitos relativos à alimentação das pessoas com diabetes (existem muitos!). O melão apresenta cerca de 6,5 gramas de hidratos de carbono (ou açúcares) por 100 gramas de parte edível (parte comestível), enquanto a maçã possui cerca de 12 gramas e a laranja, 11,7 gramas.

Como podemos ver, o melão contém quase metade dos hidratos de carbono apenas, comparado com a maçã e a laranja. No entanto há que ter em conta a quantidade ingerida (ver tabela de alimentos equivalentes na página 94 do Livro 100% SEM DIABETES, Eduarda Alves. Editorial Presença.), sendo que duas talhadas finas de melão fornecem a mesma quantidade de açúcar que uma maçã de tamanho médio.


Comprar livro
Fruta muito apreciada, em virtude do sabor agradável e refrescante, tem poucas calorias – 30 calorias por 100 gramas de parte edível –, recomendando-se também a pessoas com excesso de peso. É rica em água, magnésio, vitamina C, carotenos (provitamina A) e fibras. O seu elevado teor de fibras e água favorece o trânsito intestinal.

O melão é verdadeiramente aconselhado para quem tem diabetes, devendo ser incluído na sua alimentação.

 
Fonte: Livro 100%SEM DIABETES, Eduarda Alves, Editorial Presença.

Click aqui para fazer download de exerto do livro    
 
Continuação de uma boa semana, com muita saúde e boa disposição!


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.