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terça-feira, 31 de maio de 2016

Manual ALERGIA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÂO



Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem.


A Direção-Geral da Saúde (DGS)lançou Manual ALERGIA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO.

Infelizmente, o número de pessoas que sofrem de alergias alimentares tem vindo a aumentar, pelo que este manual assume um papel relevante na qualidade de vida de muitos.
 
Também permite a quem sofre de alergias alimentares, poder usufruir de refeições fora de casa com maior segurança, e sem temer pela sua saúde.
 
Este Manual é uma preciosa ferramenta para todos os profissionais da Hotelaria e Restauração, contribuindo para o aumento da segurança alimentar nesta área, bem como para facilitar a comunicação entre os profissionais e os seus clientes que tenham alergias alimentares.
 

Esta excelente iniciativa da Direção Geral da Saúde é sem dúvida uma excelente ajuda quer para os profissionais, quer para os utentes dos estabelecimentos de Hotelaria e Restauração .


Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 98.

 

Acelere o seu metabolismo

Comece a emagrecer agora!


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!

Com algumas pequenas mudanças no nosso estilo de vida, conseguimos emagrecer com saúde e mais facilmente.


Na Revista Maria desta semana, dou-lhe algumas dicas para  que consiga ajudar o seu corpo a gastar mais energia, e a emagrecer de forma mais eficaz. Veja na página 45. 
Fique na nossa companhia e sinta-se bem.

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Exagerou no fim de semana?

Compense os excessos.

Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!

Quantas, e quantas vezes, exageramos na alimentação ao fim de semana?


É o almoço de família, ou o encontro de amigos, ou "mil e uma guloseimas e petiscos" que saltam para o nosso prato... e a que cedemos gulosamente.

Já acompanhei uma senhora, com excesso de peso, que tinha uma alimentação muito saudável durante a semana, mas durante os 2 dias do fim de semana, ela não parava de comer (eram enchidos, queijos, bolos, pão com tudo, vinho, licores...).

Em 2 dias, ela conseguia ingerir cerca de 7.000 calorias provenientes de muita gordura e açúcar, e estragava tudo o que tinha alcançado durante a semana.

Na Revista Maria desta semana, dou-lhe algumas dicas para  a (o) ajudar a compensar os excessos do fim de semana. Veja na página 47. 

Fique na nossa companhia e sinta-se bem.

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

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Coma devagar. O seu corpo agradece!

A digestão começa na boca

Olá boa tarde, como está? Espero que muito bem.

Comer devagar mastigando bem, contribui para uma boa digestão e para um peso saudável.


Algumas doenças gastrointestinais surgem após anos de mastigação insuficiente. Quantas vezes engolimos a comida à pressa porque estamos atrasados...E depois a "factura" sob a forma de doença surge alguns anos mais tarde.

 Veja neste vídeo bons motivos para fazer uma boa mastigação e as dicas para o conseguir.


Tudo o que pudermos fazer para preservar e melhorar a nossa saúde, nunca é demais. Só temos um corpo e tem que durar a nossa vida toda! E quanto melhor for o seu estado, tanto mais fácil é a nossa vida.




Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.
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terça-feira, 17 de maio de 2016

Evite a "hora do lobo"

Controle a fome emocional

Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!

É frequente para algumas pessoas, ao chegarem a casa depois de um dia de trabalho, ou depois de jantarem e já terem tudo organizado, terem a sua "hora do lobo"!

Nesta dita "hora do lobo" comem quase tudo o que lhes aparece à frente - pão, queijo, fiambre, bolachas, frutos secos, pipocas, chocolates, restos de comida...- numa quantidade superior ao que habitualmente comeram nos seus lanches durante o dia.

É o "descanso do guerreiro", o momento que é só seu, a hora de descomprimir...



As mulheres vivem com mais frequência a dita "hora do lobo", sendo uma situação relativamente comum.

Acompanho muitas pessoas, que com algumas medidas dietéticas e motivacionais conseguiram ultrapassar a sua "hora do lobo", e sentem-se muito bem por o terem conseguido.

Na Revista Maria desta semana, dou-lhe algumas dicas para  a (o) ajudar a evitar a "hora do lobo". Veja na página 37. 

Por vezes, bastam pequenas mudanças para fazerem uma grande diferença na nossa saúde e na nossa "linha".

Fique na nossa companhia e sinta-se bem.

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

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quarta-feira, 11 de maio de 2016

Dia da Insuficiência Cardíaca

Bate, bate coração... com uma boa Nutrição!


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!
Hoje comemora-se o Dia da Insuficiência Cardíaca.

Ajude o seu coração a manter-se saudável por muitos e longos anos.

Faça uma alimentação saborosa, variada e equilibrada e algum exercício físico ao longo do dia. Poderá fazer a diferença entre a saúde e a doença.

Se na sua família existem vários elementos com doença cardiovascular - como hipertensão arterial (HTA), insuficiência cardíaca, fibrilação auricular...- comece já a fazer uma boa prevenção.

Aconselhe-se com a (o) sua dietista-nutricionista e com a sua médica (O). O seu coração agradece!


Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

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Gosta de dançar?


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!

Dançar faz bem ao corpo e alma! Se gosta, aproveite e dance sempre que possa e lhe apeteça.


Acompanho na consulta de Nutrição várias pessoas idosas, para as quais a dança foi uma boa ajuda para a sua saúde, e para promover um convívio salutar.

Algumas senhoras estão muito mais ágeis, bem dispostas e cheias de energia.

Estou certa de que em muitos casos, a dança a par da alimentação adequada e especifica para o seu caso, contribuiu para o equilíbrio de vários valores analíticos - colesterol, triglicéridos, glicémia... - e até para reduzir a perda de massa óssea e muscular, e melhorar a circulação sanguínea... e vários outros benefícios. 

Porque espera? Comece já a dar o seu passinho de dança.


Boas danças e uma ótima semana para si e para os seus!

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terça-feira, 10 de maio de 2016

Reduza as calorias das suas receitas favoritas

Aprenda a criar refeições deliciosas e leves

Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!

Adora puré de batata, lasanhas e quiches, mas precisa de emagrecer e quer torna-las mais leves e saudáveis?

Na Revista Maria desta semana, dou-lhe algumas dicas para  a (o) ajudar a reduzir as calorias dos pratos que mais aprecia.



Podemos preparar refeições deliciosas e light. Bastam pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença no aporte energético e nutricional (veja na página 43).

Assim, emagrece com saúde e de vez!

Fique na nossa companhia e sinta-se bem.

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

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