segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O FUTURO ESTÁ NO PRATO!

Envolva as suas crianças na preparação das refeições familiares









Olá bom dia! Como vai? Espero que muito bem.

Envolva as crianças no processo de escolha e preparação dos alimentos.

As crianças são verdadeiras "esponjas", absorvendo todos os exemplos que observam nos seus pais, avós e outros familiares e amigos chegados.

Se envolvermos as crianças na escolha dos alimentos - por exemplo para preparar uma salada, sopa, ou sobremesa - elas vão reter essa experiência e, tendencialmente, repeti-la no futuro.

O ideal será mostrar-lhes de onde vêm os alimentos, como se plantam, se desenvolvem, colhem, cozinham...

Quanto mais cedo lhes despertarmos o interesse por uma alimentação saudável, deliciosa e variada, tanto melhor!  

Uma criança que se alimentou bem, e de forma variada, experimentando diferentes alimentos, formas de cozinhar e combinações alimentares, tenderá a ser um adulto com uma alimentação mais diversificada e equilibrada.

Os bons hábitos alimentares desde cedo, contribuirão para ajudar a prevenir a maioria das doenças crónicas não transmissíveis - como a diabetes, doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro... - construindo um futuro mais saudável.

As escolhas saudáveis e eco sustentáveis - mais alimentos de origem biológica, muito menos alimentos de origem animal, combater o desperdício alimentar, acabar com a fome, inverter o aquecimento global... - vão contribuir não apenas para a nossa saúde, mas também para a saúde do nosso planeta, e para um futuro realmente melhor!

Leve-os a hortas biológicas, mercados, cozinhe com elas, dê-lhes a conhecer novos alimentos… Assim se constroem as bases de uma alimentação saudável, fomentando um futuro cheio de saúde e muito mais feliz!
 
E o melhor de tudo, é podermos fazer escolhas deliciosas e saudáveis em simultâneo, que nos ajudem a viver mais e melhor!

Uma boa semana para si, e para todos nós.

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.