Mostrar mensagens com a etiqueta alimentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta alimentos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 2 de março de 2017

Qual a melhor opção? Frango ou peru?

Apesar da carne destas aves apresentar muitas semelhanças nutricionais, uma delas é nutricionalmente mais interessante do que a outra.



Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Já está nas bancas a edição de Março da revista Prevenir - A REVISTA LÍDER EM SAÚDE - e está recheada de informações, dicas, artigos... que nos podem ajudar a viver com muito mais qualidade de vida!

Nesta edição colaborei na rubrica MELHOR OPÇÃO - Frango ou peru? Encontra-a nas páginas 76 e 77.

Fique a conhecer melhor o conteúdo nutricional de cada um destes alimentos, qual a melhor opção e porquê, as semelhanças nutricionais, alguns cuidados que deve ter na sua conservação, quais as melhores combinações, e outras informações que podem ser importantes para si e para a sua saúde!





A nossa saúde é o nosso bem mais precioso e devemos fazer tudo para a manter. O que colocamos no nosso prato pode fazer a diferença entre a saúde e a doença. Coma bem e viva mais e melhor!

Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

 
 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Bolo de castanhas e sementes de papoila

Comemore o S. Martinho com o bolo de castanhas e sementes de papoila!


Olá! Como vai? Espero que muito bem!
Hoje é dia de São Martinho!
Neste dia é tradição comer castanhas. Se gosta, aproveite para saborear este magnifico alimento de Outono.
Se puder faça um belo passeio logo de manhãzinha e usufrua do "Verão de São Martinho". Nestes dias o sol costuma sorrir rasgadamente ao mundo. Temos que aproveitar!
As castanhas são um dos tesouros da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo sido um dos alimentos base da alimentação dos nossos antepassados, que residiam nesta zona.



As castanhas fornecem-nos hidratos de carbono complexos, os quais libertam lentamente a sua energia, tão necessária para as nossas atividades diárias. Portanto, fornecem-nos hidratos de carbono de boa qualidade, e não dos que apenas nos dão calorias vazias, como o açúcar comercial (sacarose).
As castanhas não contêm glúten, nem colesterol e contêm uma reduzidíssima quantidade de gordura (cerca de 1%), de açúcar de absorção rápida (cerca de 9%) e de sódio.

Tem uma boa quantidade de fibras (cerca de 6%) e algumas proteínas (cerca de 3%). É uma boa fonte de triptofano (um percursor da serotonina, o mediador cerebral que nos ajuda a estarmos mais bem dispostos), de potássio e de folatos.


Ao contrário do que muitos pensam, se comidas com moderação, não contribuem para o aumento de peso. 6 castanhas fornecem-nos cerca de 80 calorias, o que corresponde às calorias fornecidas por 1 maçã.



Para saborear as castanhas sem sair “da linha” poderá substituir cada uma das suas tostas integrais ou bolachas da tarde por 1 castanha cozida ou assada.


Também as poderá comer como acompanhamento da carne, do peixe, do ovo, do seitan ou do tofu, bastando substituir cada colher de sopa de arroz ou de massa por 2 castanhas pequenas ou 1 maior.


Bolo de castanhas e sementes de papoila

 

(cerca de 15 fatias ou 15 bolinhos)



·         20 Castanhas cozidas, descascadas e esfareladas

·         2 Colheres de sopa de sementes de papoila

·         5 Ovos (ou 5 colheres de sopa de sementes de chia demolhadas em cerca de 300 ml de água)

·         125 g de iogurte natural (ou de soja ou de amêndoa)

·         2 Colheres de sopa de canela em pó

·         200 g de farinha para bolos

·         8 Colheres de sopa de muesli com frutos sem açúcar adicionado

·         200 ml de sumo de cenoura ou de pera ou de pêssego

·         100 g de açúcar amarelo ou de frutose em granulado

·         12 Colheres de sopa de adoçante à base de stévia em pó

·         1 Colher de sopa de côco ralado

·         2 Colheres de sopa de azeite

·         1 Colher de sobremesa de fermento para bolos

 
Bata as gemas de ovo (ou as sementes de chia hidratadas) com o açúcar amarelo e o adoçante – stévia – com o côco ralado, até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o azeite, as castanhas cozidas e esfareladas, as sementes de papoila, o iogurte, a farinha, o muesli, o fermento, a canela e o sumo de cenoura. Bata muito bem e reserve.

 
Bata as claras em castelo e misture-as com o preparado elaborado anteriormente. Envolva, suavemente, com a ajuda de uma colher.

 
Passe por água fria a forma de silicone própria para ir ao forno – ou unte uma forma convencional, com um pouco de azeite e de farinha – e verta a massa nela. Coloque a assar no forno a cerca de 180ºC durante cerca de 40 minutos. Verifique o grau de cozedura com a ajuda de 1 palito.

 Quando estiver pronto, retire do forno e desenforme depois de ter arrefecido.

 O bolo de castanhas e sementes de papoila é rico em fibras, contém ácidos gordos ómega 3, e tem um baixo índice glicémico. É muito saboroso, sem ser enjoativo, e pode ser barrado – no momento de servir – com um pouco de iogurte grego ligeiro ou com igurte de soja. Bom apetite!

Um feliz S. Martinho e um ótimo fim de semana para si!


Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas


Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

 


 

 

 

 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sabia que alguns alimentos podem interferir com alguns medicamentos?

Se toma medicamentos é muito importante que saiba se há alimentos que interfiram com a sua ação. Pode fazer toda a diferença no seu efeito!



Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Já está nas bancas a edição de Novembro da revista Prevenir! Este mês a Revista Prevenir celebra o seu 11º aniversário!

Este mês inclui uma EXCELENTE edição especial dedicada à alimentação, e na qual eu tive a honra de colaborar. 


Reúne alguns dos melhores artigos sobre alimentação publicados nos últimos anos, e como sempre, todos tiveram a colaboração e revisão de vários especialistas.

Nas páginas 64, 65 e 66 fique a saber mais sobre como alguns alimentos podem interferir com a ação de vários medicamentos, podendo potenciar ou minimizar a sua ação!


Este artigo foi escrito pela jornalista Sónia Ramalho e teve a minha colaboração.

Veja quais as melhores escolhas e os alimentos a evitar, se estiver medicado (a) com corticoides, anticoagulantes, e outros medicamentos.

Aconselhe-se sempre com o seu médico e nutricionista aquando iniciar uma nova medicação.

Nesta edição especial Prevenir - A REVISTA LÍDER EM SAÚDE - O hambúrguer da sua capa é vegetariano, delicioso e representativo da mudança dos nossos hábitos alimentares para uma alimentação mais equilibrada e eco sustentável, como a dos nossos avós.

Parabéns à Revista Prevenir, a toda a equipa, colaboradores e em especial à sua Diretora - Nazaré Tocha.

Votos de continuação de muitos sucessos, e de longa e saudável vida a ajudar os portugueses a viverem melhor!


A nossa saúde é o nosso bem mais precioso e devemos fazer tudo para a manter. O que colocamos no nosso prato pode fazer a diferença entre a saúde e a doença. Coma bem e viva mais e melhor!

Boas leituras e uma ótima semana para si!
Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.
 
Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Será que comer menos carne é bom para si?


Menos carne pode significar mais saúde

 





Os humanos, nas últimas décadas, quase se tornaram carnívoros! Cada vez se come mais carne, quer em frequência, quer em quantidade.


O consumo excessivo de carne contribui para o aumento de peso, pois, ao consumir carne em quantidade excessiva, acaba por consumir gordura e proteínas em demasia, o que favorece a acumulação de tecido adiposo (banhinha!). 

O excesso de proteínas obriga os rins e o fígado a trabalharem muito mais, o que pode – a longo prazo – favorecer o aparecimento de insuficiência renal e insuficiência hepática.

Vários estudos demonstram que os rins de quem come carne frequentemente têm que realizar o triplo do trabalho do que os rins de quem faz uma alimentação predominantemente vegetariana.

A carne, quando consumida em excesso, também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares - como a hipertensão arterial, a aterosclerose e o enfarte agudo do miocárdio - pois a quantidade de gordura saturada e de colesterol ingeridos é bastante elevada.

Ao consumir carne em demasia, também favorece a formação de vários compostos tóxicos, durante toda a sua digestão e metabolismo, aumentando o risco de vir a desenvolver vários tipos de cancro – como o cancro do cólon - , problemas digestivos e vários problemas de pele.

O reumatismo gotoso é quase inexistente, em indivíduos que fazem uma alimentação vegetariana, e muito mais frequente em indivíduos que consomem carne amiudamente, pois acabam por ingerir uma elevada quantidade de ácido úrico.

A solução está num bom equilíbrio. Que tal comer mais vezes peixe? E porque não experimentar saudáveis e suculentas opções vegetarianas? É extremamente benéfico para a sua saúde e verá que existem opções deliciosas, rápidas de fazer, económicas, e muitíssimo saudáveis. Experimente!

Está cientificamente comprovado que a alimentação ovolactovegetariana é benéfica para a nossa saúde, ajudando a prevenir um elevado número de doenças crónicas não transmissíveis e algumas doenças degenerativas. 

Se fizer algumas refeições ovolactovegetarianas, já estará a contribuir para beneficiar a sua saúde.

Fonte: Livro A DIETA DO PRAZER, Eduarda Alves, Editorial Presença.

Click aqui para fazer download de excerto do livro    
Continuação de uma boa semana, com muita saúde e boa disposição!


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook
Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Faça gelados em casa

 

Gelados deliciosos, leves e para todos os gostos!


Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem!


Não perca na Revista Maria desta semana - que saiu hoje - o artigo GELADO não engorda e faz-nos felizes, escrito pela jornalista Catarina Martins e no qual participei.

Encontra-o nas páginas 84 e 85.


Veja na sua Revista Maria ideias para preparar gelados mais nutritivos, menos calóricos e absolutamente deliciosos!

Poderá utilizar leite - ou "leites" de origem vegetal, como o de soja, aveia, côco...- iogurtes, frutas, legumes, chás, muesli... Solte a imaginação e crie gelados únicos e mais equilibrados.

Fora de casa, fique a saber quais as melhores opções e também quais os que devem ser a "excepção à regra", e ser reservados apenas para ocasiões especiais.

Coma bem e sinta-se cada vez melhor! 

Fique na nossa companhia e sinta-se bem.

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook


Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.





Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.


sexta-feira, 1 de julho de 2016

ERICEIRA - COMER BEM PARA VIVER MELHOR!

ALDI de Ericeira


Olá! Como está? Espero que muito bem.

No próximo fim-de-semana estarei consigo no supermercado ALDI da ERICEIRA – 2 e 3 de Julho.

No sábado entre as 16.00 h e as 18.00 h e no domingo entre as 11.00 h e as 13.00 h.




Terei muito gosto em esclarecer as suas dúvidas sobre os alimentos/produtos alimentares e suplementos, aconselhar sobre a utilização mais indicada para si e para a sua família, sugerir receitas saudáveis e muito saborosas...

 

Também teremos à sua espera algumas iguarias maravilhosamente deliciosas, leves e muito equilibradas. Venha provar!

 

Para além disso, poderá degustar alguns outros alimentos e ficar a conhecer as suas características nutricionais.

 

Traga a sua lista de compras, e se desejar, poderei orientar as suas escolhas e fornecer-lhe todas as informações de que necessitar.

 

Preparámos para si um folheto com um plano alimentar de 7 dias para que se sinta cada vez melhor na sua pele! No qual contém refeições deliciosas, equilibradas e muito fáceis de preparar, receitas, dicas, tabela de IMC ...

 

Assim, é muito fácil sentir-se bem! Venha dar a sua garfada de boa forma e sorria para o espelho!

 

Com uma alimentação saborosa, variada e equilibrada, fique em excelente forma durante todo o ano.

 

Comer bem para viver melhor faz toda a diferença!

 

Estarei à sua espera! Até já!

 

O ALDI da Ericeira situa-se na EN 116. Perto da Rua União Ericeirense. 2655-454 Ericeira
GPS: 38º57’56.07’’N / 9º24’30.29’’W



Cumprimentos vitaminados,
 
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.






 

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.