Mostrar mensagens com a etiqueta artigo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta artigo. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Uma grávida deve comer por dois?


Verdade ou mito?



A grávida não deve “comer por dois”, como se pensava outrora, pois se o fizer será um importante contributo para o aparecimento de problemas para a mãe (aumento de peso excessivo, diabetes gestacional, hipertensão, pré – eclâmpsia, e várias complicações obstétrica) e para o bebé (macrossomia, maior risco de obesidade infantil e de diabetes).

Deverá sim “comer para dois”, adequando principalmente a qualidade nutricional e não tanto a quantidade, pois a grávida apenas necessita de cerca de 300 calorias extra por dia, e só a partir do 2º trimestre de gravidez.

Após o parto a orientação nutricional continua a ser necessária, para assegurar as necessidades nutricionais da mãe, facilitando o aleitamento materno e a normalização do seu peso.

A mulher necessita de orientação nutricional antes, durante e após a gravidez, devendo ter acesso a consultas com nutricionista, de forma a receber a orientação necessária para compreender as suas novas necessidades nutricionais e para poder participar activamente, e de forma consciente, nas suas escolhas alimentares, durante as várias etapas da gravidez.

Deverá receber um plano nutricional específico para o seu caso e para a fase em que se encontra, com várias equivalências nutricionais e demais orientações de forma a assegurar as necessidades nutricionais do organismo da mãe e para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Assim, tanto a mãe como o seu bebé, terão as suas necessidades nutricionais asseguradas, contribuindo para um futuro mais saudável e com qualidade de vida.

Quanto mais cedo começarmos a comer bem, tanto melhor, pois é a comer bem que asseguramos a prevenção de cerca de 80% das doenças crónicas não transmissíveis.

É importante relembrar que “nós somos o que comemos”!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica


Agualva-Cacém -Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44.


Lisboa - Hospital da Ordem Terceira Chiado: 21 323 03 00.



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Ajude o seu parceiro a perder peso

Saiba como na Revista Prevenir deste mês





Já saiu a edição de Janeiro da revista Prevenir - A REVISTA LÍDER EM SAÚDE - e está recheada de informações, dicas, artigos... que nos podem ajudar a viver com muito mais qualidade de vida!

Nesta edição colaborei neste artigo, no qual poderá descobrir algumas respostas às perguntas mais comuns, um plano alimentar para 7 dias, algumas sugestões... Para ajudar o homem da sua vida a emagrecer e a reduzir a gordura abdominal. 

Encontra-o nas páginas 80, 81, 82, 83,84 e 85.

Cada pessoa é uma pessoa e deverá ter sempre um acompanhamento nutricional especifico para si, pois só assim os resultados serão realmente efectivos.

No entanto, aqui encontrará uma orientação generalizada que poderá ser uma base de partida, para ajudar o seu companheiro a dar o primeiro passo em direcção aos seus objectivos. 

E, todas as caminhadas para uma grande mudança, se iniciam com um passo. Passo a passo, despacito (devagarinho) e chegamos lá!

A nossa saúde é o nosso bem mais precioso e devemos fazer tudo para a manter. O que colocamos no nosso prato pode fazer a diferença entre a saúde e a doença. 

Alimente a sua saúde a todas as refeições!

Continuação de um Fantástico 2019, recheado de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados, 
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram



Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição 
Agualva-Cacém - 
Clínica Vita-Sana21 914 07 55 / 91 846 57 44
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.


sexta-feira, 23 de março de 2018

Menos carne, mais água!


Mais saúde para nós e para o nosso planeta!


Olá! Como vai? Desejo que o melhor possível!

A propósito da comemoração do Dia Mundial da Água (22 de Março), e de toda a informação e divulgação de medidas para a preservação deste bem tão precioso e essencial à vida, parece-me bem – e necessário – mencionar um aspeto que julgo ter sido pouco, ou mesmo nada, falado.


Este “aspeto” a que me refiro é o consumo de água elevadíssimo, necessário para a produção de carne.


Tendo em conta o imenso impacto ambiental que a “produção” de carne tem para o nosso planeta, e o exacerbado consumo de água que acarreta, uma das principais formas de o travar, será o retorno à Dieta Mediterrânica (abrange todo um estilo de vida similar ao dos “nossos avós”) e a consequente redução do consumo de carne e seus derivados.

Ao reduzirmos a quantidade de carne ingerida, reduzimos também o aporte de gordura saturada, e de calorias em excesso, o que só beneficiará a nossa saúde e boa forma, bem como a do nosso planeta.

Consumir menos carne, reduz imensamente o consumo de água gasto na sua produção, e isso significa mais água, mais vida e mais saúde!
Sem água não há vida!

O que comer em vez da carne?

São tantas – e tão saborosas – as opções! E, felizmente a própria Indústria Alimentar oferece-nos cada vez mais alternativas.

Deixo-lhe aqui algumas sugestões:

- “Peixinhos da horta” com arroz de tomate e salada mista.

- Feijoada de cogumelos e batata-doce, com salada de alface-roxa e tomate.

- Hambúrguer vegetariano no forno com batata assada e esparregado de nabiças.

- Salsichas de soja grelhadas com esparguete e legumes salteados.

- Arroz de feijocas com salada de alface, nozes, tomate, cenoura ralada e coentros.

- Croquetes de grão e cogumelos, com esparregado de nabiças e cajus.

O tempo urge, e todos nós temos que fazer “a nossa parte”. Em conjunto, estou certa que podemos fazer a diferença, e salvar o nosso planeta e a vida de todos os seres vivos que o habitam.

Menos carne é mais vida! Mais saúde para nós e para o nosso planeta!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.



Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas


Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.




Consulta de Nutrição Clínica

Agualva-Cacém -Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

DIA MUNDIAL DA DIABETES

Mais de 1 milhão de portugueses têm Diabetes


Bom dia! Como está? Espero que muito bem.

Hoje celebra-se o DIA MUNDIAL DA DIABETES.

A Diabetes, infelizmente, continua a aumentar, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) a epidemia do Século XXI, atingindo cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo.

Consulte o excerto do livro  AQUI

É a principal causa de cegueira e de amputações, roubando qualidade e anos de vida se não estiver devidamente controlada.

A obesidade é o principal factor de risco para o aparecimento da Diabetes tipo 2 - Não insulinodependente - a qual é o principal tipo de Diabetes (atingindo mais de 90% do total de pessoas com Diabetes).

A Diabetes é uma doença silenciosa, que vai "açucarando" todos os nossos órgãos, afectando o seu funcionamento.

Se a Diabetes estiver bem controlada, tudo poderá correr muito bem, tal e qual como se quase não estivesse presente.

A boa notícia é que a prevenção e o tratamento da Diabetes passam pelas nossas escolhas à mesa, bem como pela nossa atividade física diária.

Ou seja, se nos alimentarmos bem, fazendo uma alimentação equilibrada, de acordo com as nossas necessidades nutricionais, e se nos mexermos ao longo do dia - andando um pouco, ou usando as escadas - podemos retardar (ou mesmo evitar) o aparecimento da Diabetes por muitos anos, bem como todas as suas complicações. Vale mesmo a pena ter um estilo de vida mais saudável!

E, as boas noticias não ficam por aqui! É que ao fazer uma alimentação equilibrada e de acordo com as suas necessidades nutricionais, e algum exercício físico, estará também a prevenir a grande maioria das doenças crónicas não transmissíveis! Comer bem pode fazer realmente muitíssima diferença!

Alimente-se bem, e viva mais e muito melhor!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.

 
 


 


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Emagrecer pode melhorar muito a saúde dos seus joelhos

Por vezes basta emagrecer apenas 3 quilos para que os seus joelhos melhorem substancialmente


Olá boa tarde! Como vai? espero que muito bem.

Infelizmente o excesso de peso e a obesidade continuam a aumentar a nível mundial!

Muitas pessoas associam a obesidade a situações extremas, só a identificando como tal nas situações de obesidade grave.

No entanto, todos os quilos de gordura que estejam em excesso, vão favorecer o desenvolvimento das mais diversas patologias, nomeadamente a nível osteoarticular.

Tenho acompanhado algumas pessoas que melhoraram imenso da artrite e das dores que sofriam nos seus joelhos ao emagrecerem alguns quilos.

Muitas recuperaram a mobilidade que já não tinham há algum tempo, e beneficiaram de uma efectiva redução da dor.


Sabia que…

Se tiver 5 Kg de excesso de peso, ao andar exerce uma força extra de cerca de 10 Kg sobre os seus joelhos, e se correr a força extra é de cerca de 25 Kg sobre os seus joelhos.

Emagreça pela sua saúde!



Coma bem e sinta-se cada vez melhor! 

Boas leituras e uma ótima semana para si e para os seus!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.
 

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.