segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Receita do meu primeiro bolo de aniversário - Com apenas 3 ingredientes.

 

Viva!

 

Esta receita surgiu naturalmente, durante a consulta de Nutrição com a mãe da bebé A. - que completou recentemente o seu 1º ano de vida – pois desejava fazer um bolo saboroso, e nutricionalmente mais equilibrado do que as versões convencionais.

 

Entretanto, sugeri esta receita, e a mãe da bebé A. fez um bolo delicioso, que tanto a pequenina A. como os seus familiares e amigos gostaram muito.

 

Como tal, achei que seria interessante partilhar aqui a receita, para que muitas pessoas possam experimentá-la e saboreá-la neste momento tão importante para as suas famílias.




 

Receita O meu 1º Bolo de Aniversário

Delicioso e apenas com 3 ingredientes

 (rende cerca de 15 fatias com 126 g cada)

 

 

Ingredientes:

·         2 pacotes de bolacha Maria, com cerca de 210 g cada pacote (cerca de 66 bolachas no total)

·         710 g de puré de maçã Bio (pode comprar o puré de maçã já pronto, ou prepará-lo cozendo cerca de 4 maçãs num pouco de água, e depois juntar cerca de 1 colher de sopa de açúcar amarelo (opcional), e triturar até obter um puré espesso e homogéneo).

·         500 g de iogurte grego natural com açúcar mascavado de cana (já vem adoçado)

·         1 a 2 colheres de sopa de açúcar amarelo (opcional)

 

 

  1. Comece por preparar o sumo de maçã para embeber as bolachas – retire cerca de 4 colheres de sopa de puré de maçã, misture-o com 250 ml de água e 1 colher de sopa de açúcar amarelo. Mexa bem e reserve.
  2. Demolhe 7 bolachas Maria e coloque-as num prato para bolos, colocando 1 bolacha ao centro e as outras em volta dela (como se fosse um malmequer).
  3. Cubra com uma camada de puré de maçã e alise.
  4. Demolhe mais 7 bolachas no sumo de maçã, cubra com o iogurte e alise.
  5. Repita este processo até esgotar os ingredientes.
  6. Decore com bolacha Maria ralada, e salpicos de puré de maçã e de iogurte.
  7. Coloque no frigorifico durante um período mínimo de 3 horas antes de servir.
  8. Delicie-se!

 

 

 

Aporte nutricional por fatia (126 g):

% DR (Dose de Referência para um adulto médio – 8.400 KJ/2.000 Kcal)

Energia (Kcal)

189

9

Proteínas (g)

3

6

Lípidos (g)

5

7

Hidratos de carbono (g)

33

13

Fonte: Tabela da composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Informação nutricional contida nos rótulos alimentares.

 

 


Este bolo fica fantástico, e é maravilhoso para festejar o 1º aniversário dos bebés de Verão, pois é deliciosamente refrescante e guloso.

Tem um aporte energético, de açúcar e de gordura saturada, bastante menor do que um bolo de aniversário convencional, podendo adequar-se também à alimentação de quem procura fazer uma alimentação equilibrada e manter um peso saudável.

Apresenta ainda algumas vantagens, como por exemplo ser muito menos processado, praticamente não ter aditivos, e ser à base de alimentos que habitualmente já fazem parte da alimentação das crianças desta idade.

Como cada pessoa é uma pessoa, e como tal, deverá aconselhar-se sempre com a nutricionista, ou pediatra, que acompanha a sua criança, antes de decidir se este bolo é o ideal para este momento tão importante das vossas vidas.

Feliz aniversário e muitas felicidades para a bebé A. e sua família! 

E que comam sempre bem, para viverem melhor!


Gostava de saber como funciona o meu método - que desenvolvi ao longo de mais de 20 anos, baseado nas pessoas que acompanhei e que tiveram os melhores resultados?

☎️ Ligue para o 968 864 177.
Um abraço vitaminado,
Eduarda Alves – Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas.

Consulta de Nutrição Clínica e Comportamental
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quinta-feira, 9 de junho de 2022

A falta de foco, atrapalha o seu emagrecimento?

 

Viva! 💖


Sabe que tem uns 7 a 10 “quilitos” que precisa de eliminar, e que se sentiria muito melhor se se libertasse deles.

No entanto, quando começa a tentar – melhorando a sua alimentação, fazendo mais exercício… - não consegue eliminar além dos 3 quilos?

De repente, parece que toda a gente está a fazer anos e a oferecer-lhe bolo, ou que as montras das pastelarias “chamam” por si?

Ou aquelas bolachas recheadas, que tem guardadas na prateleira mais alta do seu armário – das quais já nem se lembrava – de repente “zumbem” no seu pensamento, e justificam fazer malabarismos, arriscados, para chegar até elas?

Ou é o pão que parece estar mais saboroso e fofinho do que nos últimos 10 anos? Ou até aquela receita, que a sua chefe experimentou, com massa e queijo Burrata, não lhe sai da cabeça? 😊

Será que tem dificuldade em manter o foco no seu plano alimentar?

Deixo-lhe aqui algumas estratégias – que aplico muitas vezes na consulta de Nutrição clínica e comportamental -que a podem ajudar a melhorar o seu foco na sua mudança de estilo de vida.

Experimente e depois conte-me tudo!

Aqui vão elas:

1.                  Comemore cada uma das suas conquistas (com um passeio, uma peça de roupa nova, um encontro com uma amiga, tempo só para si…), como por exemplo o beber mais água, andar mais a pé, comer mais salada e sopa…

 

2.                  Escolha uma peça de roupa que gosta imenso - mas que está demasiado justa (daquelas que não dá para se sentar, pois, de contrário vão esgaçar), ou não a consegue apertar, e ponha-a num sítio em que a veja regularmente.

 

Poderá experimentá-la 1 vez por mês, e sentir melhor a sua evolução, pois se estiver a emagrecer “bem” (reduzindo a gordura), as mudanças no volume do seu corpo começarão a notar-se, e a roupa começará a “assentar” melhor.

 

3.                  Faça uma lista de todos os benefícios que vai alcançar quando emagrecer a comer melhor (usar as roupas que adora e que não lhe servem, ir mais para a praia, cansar-se menos, ter mais energia e menos dores nas costas, deixar de precisar de alguns medicamentos, prevenir várias doenças…).

 

Coloque essa lista no seu telemóvel, computador, mala, frigorifico, despensa, roupeiro… e olhe – com olhos de ver – para ela, no mínimo 4 vezes por dia.

 

4.                  Coma com prazer, respeitando as quantidades e combinações – preparando refeições deliciosas, muito saborosas e aromáticas, e de acordo com as orientações nutricionais que está a aprender ao longo das suas consultas.

 

Ao comer refeições com alimentos de que gosta, será muito mais fácil sentir-se satisfeita – e saciada – e não comer em demasia. E, claro, manter-se focada!

 

Nas consultas de nutrição clínica e comportamental, também se desenvolvem exercícios motivacionais que a ajudarão a manter-se focada nas mudanças, rumo a um estilo de vida mais saudável.

A falta de foco é uma das principais dificuldades das mulheres, durante o seu processo de emagrecimento.

Também é a sua? Conte-me por mensagem ou nos comentários.

Se tem uma amiga, irmã, colega… que precisa de emagrecer e melhorar a sua saúde, partilhe com ela. Bem-haja!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves – Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas.


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sexta-feira, 8 de abril de 2022

Receita de Tarte de Maçã Easy-going

 


(cerca de 12 fatias de 130 g cada)

 

Ingredientes:

·         4 maçãs Golden

·         2 colheres de sopa de sumo de limão

·         100 g de amido de milho (usei a farinha Maizena)

·         30 g de farinha de coco biológica, desidratada e desengordurada

·         40 g de farinha de aveia sem glúten

·         170 g de açúcar de flores de coco

·         2 colheres de sopa de canela (cheias)

·         1 colher de sobremesa de fermento em pó Royal

·         6 ovos biológicos (de galinhas felizes)

·         6 colheres de sopa de azeite virgem extra

·         200 ml de sumo de maçã biológico

·         Papel para forno/papel manteiga

 

  1. Descasque as maçãs, retire as sementes, e corte-as em fatias finas.
  2. Disponha-as numa taça, e regue-as com o sumo de limão. Mexa bem e reserve.
  3. Coloque numa taça os ingredientes “secos” - as farinhas Maizena, de coco e de aveia, bem como o açúcar de flores de coco, a canela e o fermento em pó.
  4. Misture bem “os secos” e reserve.
  5. Noutra taça disponha os ovos, o azeite e o sumo de maçã. Bata-os ligeiramente, até obter uma mistura homogénea.
  6. Forre uma forma redonda para tarte, com o papel para forno, e disponha as fatias de maçã – juntamente com o sumo de limão – no seu fundo.
  7. Deite a mistura dos “secos” sobre as fatias de maçã, e espalhe bem com a ajuda de uma espátula.
  8. De seguida, verta “colher a colher”, a mistura dos “líquidos”, de modo a que se vá infiltrando bem nos “secos”. Alise com um garfo, ou uma espátula.
  9. Asse em forno pré-aquecido a cerca de 200 ºC, durante cerca de 50 minutos.
  10. Deixe arrefecer e retire, cuidadosamente, o papel.
  11. Polvilhe com canela e delicie-se!

 

Esta deliciosa tarde de maçã easy-going não contém glúten, podendo também ser uma boa escolha para pessoas com intolerância ao glúten ou com doença celíaca.


Tem um aporte energético, de açúcar e de gordura saturada, bastante menor do que a tarte de maçã tradicional, podendo adequar-se também à alimentação de quem procura fazer uma alimentação equilibrada e manter um peso saudável.

 

 

 

Aporte nutricional por fatia (130 g):

% DR (Dose de Referência para um adulto médio – 8.400 KJ/2.000 Kcal)

Energia (Kcal)

216

11

Proteínas (g)

4

8

Lípidos (g)

8

11

- dos quais saturados (g)

2

10

Hidratos de carbono (g)

32

12

- dos quais açúcares

19

21

Fibra (g)

2

8

Sal (g)

0,08

1

Fonte: Tabela da composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Informação nutricional contida nos rótulos alimentares.

 

Cumprimentos vitaminados,

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