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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Boas Festas e um Feliz 2011


Experimente a minha receita de rabanadas/fatias douradas light. Vai gostar, e o seu corpo também.




Rabanadas Natalícias

Rendimento: 6 Doses

Ingredientes: 6 Fatias de pão de forma (sem açúcar), 150 ml de leite magro, 2 ovos, 3 colheres de sopa de frutose em pó, 2 colheres de sopa de azeite, casca de limão e laranja a gosto, canela a gosto.

Preparação: Misture o leite magro com a frutose, as cascas de laranja e limão e uma pitada de canela. Mexa bem. Bata os ovos. Coloque o azeite num tabuleiro de pirex, distribuindo-o uniformemente. Passe cada fatia de pão pelo leite e de seguida pelo ovo batido e coloque-as no tabuleiro untado. Leve ao forno e deixe assar até ficarem douradas. Vire-as e deixe-as assar mais um pouco do outro lado. Retire-as do forno e polvilhe-as com canela.

 
Deixo-lhe alguns conselhos “amigos da balança”, para que continue em Boa Forma, mesmo após o Natal:

• Na noite e no dia de Natal e de Ano Novo, coma o que lhe apetecer, mas com moderação, sem excessos. Faça isto somente na noite e no dia de Natal e de Ano Novo, e depois volte à sua dieta. Desta forma os estragos não serão grandes.

• Antes de ir às compras, alimente-se de um bom prato de sopa de legumes e hortaliças, que lhe dará saciedade e a impedirá de comprar mais do que o que necessita realmente.

• Confeccione os alimentos na quantidade certa, sem excessos. É bom para a sua saúde e também para a sua carteira! Se sobrar, congele de imediato, ou distribua pelos seus convidados.

• Durante o dia deverá seguir a sua alimentação habitual. Não se esqueça de comer fraccionadamente. Caso contrário chegará à ceia, ou ao almoço de Natal, com fome.

• Vá para a mesa com a barriga “aconchegada”, podendo comer uma maçã com uma tosta integral e beber um chá (sem açúcar, claro!), ou mesmo comer um prato de sopa de legumes e hortaliças antes da famigerada refeição de Natal.

• Saboreie, sinta o aroma, mastigando muito bem, comendo em pequenas garfadas. Dessa forma ficará mais satisfeita e comerá menos.

• Converse e distraia-se com outros atractivos que não apenas a comida.

• Sirva-se apenas de uma porção de cada um dos alimentos e das sobremesas. Pode provar de tudo (em pequena quantidade) mas não repita, com excepção para as couves e outros legumes, que deverá comer livremente. Tenha o cuidado de os temperar com pouco azeite, pois apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto como as outras.

• Não coma a pele do bacalhau e retire a pele das aves antes de as cozinhar, pois contêm muita gordura.

• Prefira o ananás e a romã, em detrimento das nozes, tâmaras, passas, avelãs, amêndoas e castanhas.

• Se possível faça uma caminhada, brinque com as crianças, ou dance, para “queimar” algumas das calorias ingeridas.

• Jamais deixe a mesa posta após a refeição, pois seria uma tentação difícil de resistir.

• Nestes dias poderá recorrer a um complexo inibidor de absorção lipídica (reduz a absorção das gorduras), reduzindo consideravelmente as calorias assimiladas. Procure à sua Dietista se é indicado para o seu caso e como o deverá tomar.



Lembre-se que a Gula é um pecado mortal! Principalmente para a sua saúde.



Após o Natal recomece com a sua alimentação balanceada, variada e equilibrada, seguindo o plano alimentar elaborado pela sua Dietista, pois este é específico para si, sendo nutricionalmente adequado às suas necessidades e aos objectivos pretendidos.

Boas Festas com muita saúde e alegria de viver!
Eduarda Alves.



Dra. Eduarda Alves.
Especialista em Nutrição e Dietética
Directora da Clínica dos Alimentos
Telefone: 21 432 55 15
http://www.clinicadosalimentos.pt/
http://www.nutricaoedietetica.com/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Boas razões para gostar de Nozes




É um dos frutos oleaginosos com maior quantidade de zinco, ajudando a reforçar o sistema imunitário.


• Fornece-nos uma boa quantidade de vitamina E, magnésio, cálcio, ferro e fósforo.


• Ajuda a reduzir o cansaço cerebral, devido à sua riqueza em ómega 3, vitaminas do complexo B, fósforo e magnésio.



• Fornece uma quantidade razoável de melatonina (poderoso antioxidante), ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e a ter um sono mais reparador.


• Devido à sua riqueza em fibra, têm uma acção ligeiramente laxante.


• Compre sempre as nozes com casca, pois devido à sua riqueza em ácidos gordos essenciais, se expostas à luz ou ao ar, oxidam com muita facilidade, ficando com sabor rançoso e perdendo todo o seu valor nutricional.


• O ideal é descascá-las no momento de comer, para que não ocorram perdas nutricionais. Se não for possível, poderá guardá-las descascadas num recipiente hermeticamente fechado no seu frigorífico. Manter-se-ão frescas durante cerca de 3 semanas.


• O óleo de noz é uma boa alternativa para variar o tempero das suas saladas. É rico em ácidos gordos ómega 3.


• Tem uma acção vermífuga, ajudando a combater parasitas intestinais.


• Poderá adicioná-las aos seus flocos de aveia, iogurtes ou nas saladas.


• É um fruto bastante calórico – fornece cerca de 680 calorias por cada 100 gramas - pelo que deverá ser consumido com muita moderação por quem tiver excesso de peso.

Veja com a sua nutricionista/dietista qual a quantidade em que a poderá comer, qual a frequência e em que combinações de alimentos.


Uma boa semana para si, e para todos nós.

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 23.












segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sabia que as Sementes de Abóbora podem melhorar a sua Saúde?

As sementes de abóbora contêm muitos nutrientes amigos da sua saúde!


Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Fique a conhecer um pouco melhor as propriedades nutricionais das sementes de abóbora. E surpreenda-se!


• As sementes de abóbora são muito ricas em fitosteróis, zinco, ácidos gordos ómega 3 e 6, fibras, potássio, magnésio, ferro, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina E e K.
 

• Devido à sua riqueza em ácidos gordos ómega 3 e 6, ajudam a regular o sistema hormonal e a manter a pele saudável.


 São excelentes aliadas da saúde do homem, pois ajudam a prevenir a Hipertrofia Benigna da próstata, reduzindo o desconforto provocado pela mesma (urgência em urinar, urinar com muita frequência, incontinência urinária, …).


• Devido à sua riqueza em fitosteróis e ómega 3, ajudam na redução do colesterol e dos triglicéridos, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares.


• As pessoas que sofrem de enjoo com o movimento, podem comer sementes de abóbora durante uma viagem, pois pode ajudar a aliviar o enjoo provocado pelo movimento.


• Também actuam como desparasitante, ajudando a combater parasitas intestinais, como as lombrigas.


• Quando retirar as sementes da abóbora, lave-as bem e seque-as. Coloque-as num pirex e leve-as ao forno a assar. Depois de assadas, deixe-as arrefecer, tempere-as com um pouco de sal (opcional). Poderá guardá-las num frasco (só depois de bem arrefecidas) e colocá-las no frigorífico, onde se conservam durante 2 semanas. Pode usá-las como aperitivo ou em saladas.


• Basta consumir 1 colher de sopa por dia, para ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares e da hipertrofia benigna da próstata.


• Deverão ser sempre muito bem mastigadas, para que o seu organismo consiga usufruir de todos os seus nutrientes e fitoactivos.


• Se sofrer de divertículos, não as deverá ingerir, pois poderiam contribuir para o aparecimento de diverticulite (inflamação dos divertículos).


• As sementes de abóbora são muito calóricas, devido à sua riqueza em ácidos gordos. Tenha cuidado se estiver com excesso de peso. Aconselhe-se com a sua nutricionista/dietista.


Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sabia que a Romã é um alimento precioso para a sua saúde?










Olá boa tarde! Como vai? Espero que muito bem.

Esta preciosa fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras, ácido elágico, ácido fólico, beta caroteno, zinco, selénio, magnésio, fósforo, antocianinas e punicalaginas sendo uma excelente fonte de antioxidantes.


• Pode ser um precioso aliado na prevenção das doenças cardiovasculares, de vários tipos de cancro (principalmente mama, próstata e cólon), de doenças inflamatórias e do envelhecimento precoce.


• O seu consumo regular pode ajudar a controlar a tensão arterial alta.


• Em alguns estudos científicos, verificou-se que o consumo de romã, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento do cancro da próstata.

 
• Para retirar de forma mais fácil as sementes da romã, basta cortá-la ao meio e bater-lhe de lado com uma colher de pau. Poderá guardá-las de imediato em saquinhos de congelação, congelá-las e utilizá-las posteriormente para preparar sumo. Quando fizer o sumo, deverá bebe-lo de imediato para que não perca as suas propriedades nutricionais.

 
• As romãs podem conservar-se no frigorífico durante cerca de 2 meses.



• O seu sumo possui uma acção bactericida e anti-viral, ajudando a combater as infecções. Para além disso é riquíssimo em antioxidantes, ajudando a minimizar as consequências das doenças crónicas e a reduzir o risco de cancro.


• O sumo de romã é benéfico para quem sofre de colites e doença de crohn, ajudando a reduzir a inflamação da mucosa intestinal.


• É uma fruta pouco calórica, fornecendo cerca de 50 calorias por 100 g, podendo ser perfeitamente incluída nos planos alimentares de emagrecimento.


• Esta fruta surge nos meses de Inverno, ajudando-nos a reforçar o nosso sistema imunitário e a prevenirmo-nos das gripes e constipações.


Aproveite as propriedades nutricionais e funcionais da romã, beneficiando a sua saúde. E é tão saborosa!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
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sábado, 30 de outubro de 2010

Hambúrgueres de Seitan

Que delicia de hambúrgueres!



Rendimento: Cerca de 10 hambúrgueres.


Ingredientes:  500 g de Seitan refrigerado, 1 chouriço de seitan, 4 dentes de alho picados, 1 tomate maduro picado, 1 cebola picada, 6 colheres de sopa de ervilhas cozidas, 3 colheres de sopa de queijo da ilha ralado, o sumo de 1 limão, piripiri e sal q.b. 4 colheres de sopa de farinha de milho para envolver.

Preparação: Retire a pele do chouriço de seitan e coloque-o, juntamente com o seitan (aproveite o liquido que o envolve), partidos em pedaços, na picadora. Pique bem.

Num recipiente misture bem, todos os ingredientes, incluindo a farinha de milho. Depois de bem misturados todos os ingredientes, molde os hambúrgueres, polvilhando com mais farinha de milho (se necessário).

Coloque-os em sacos de plástico, mantendo-os direitos e separados, para que não se colem entre eles. Ponha-os na gaveta de congelação.

Quando os quiser consumir, basta retirá-los e colocá-los num tabuleiro, adicionando uma quantidade reduzida de azeite e assá-los no forno.

Observações: É necessário congelá-los, para que não se desfaçam quando forem cozinhados.

Estes Hambúrgueres de seitan são deliciosos e se forem assados no forno com pouca gordura (apenas umas gotas de azeite) fornecem poucas calorias.

São uma boa opção, também, para quem está a tentar perder peso.

Aproveite o Fim-de-semana prolongado para os experimentar. Pode acompanhar com arroz de cogumelos e salada de alface e tomate.

Bom Fim-de-semana e Bom Apetite com Muita Saúde!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves. Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
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sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Creme de barrar de Alho Light

Ingredientes: 4 Dentes de alho picados, 200 g de queijo fresco magro, 4 triângulos de queijo magro, 1 pitada de caril, sal refinado q.b.

Preparação: Coloque todos os ingredientes no copo liquidificador e bata bem. Retire com a ajuda de uma espátula e coloque num recipiente de vidro hermeticamente fechado. Guarde no frigorífico.

Observações: Este creme de barrar é muito leve e agradável, podendo ser utilizado nas tostas ou no pão. É um creme de barrar que poderá ser utilizado por toda a família.

No frigorífico poderá durar cerca de 5 dias.

Bom apetite e Muita Saúde!

Um abraço,
Eduarda Alves.


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Dra. Eduarda Alves.
Especialista em Nutrição e Dietética
Directora Clínica dos Alimentos




quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aloé Vera (Aloe barbadensis)



• Esta planta é proveniente de África, embora actualmente exista em todo o planeta.

• O gel de Aloé Vera ajuda na cicatrização de feridas, inclusive por queimadura, sendo também aconselhada a sua aplicação na pele após tratamentos de radioterapia. Apresenta resultados benéficos, também na cicatrização de feridas em pessoas com diabetes.


 

• Estimula a síntese de colagénio, hidrata e ajuda a melhorar o aspecto da pele, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce.


• O gel de Aloé Vera ajuda a acalmar irritações e inflamações da pele, sendo benéfico o seu uso em situações de eczemas, psoríase, dermatites e fissuras anais. Actua como um antibiótico suave.


• O gel da folha de Aloé Vera contém vários componentes biologicamente activos, dos quais se destacam as mucilagens, polissacáridos, enzimas, vitaminas C e E, sais minerais (principalmente zinco), aloína e proteínas.


• Em diversos estudos, o gel de Aloé Vera demonstrou ter acção antioxidante, anti-inflamatória, antineoplásica, antiviral, antifungica e imunoestimulante. Foram efectuados alguns estudos com doentes com artrite reumatóide, onde se verificou a capacidade anti inflamatória do Aloé Vera, podendo ser um precioso aliado no combate à inflamação causada pela artrite reumatóide.


• O Aloé Vera, quando usada a planta inteira (sumo ou xarope), possui acção laxante, devido à presença de derivados antracénicos. Ajuda a desintoxicar o organismo, equilibrar a flora intestinal e a reduzir inflamações.


• Encontra-se disponível no mercado em cápsulas, gel, sumo, xarope e creme. A dosagem e a parte da planta utilizadas deverão ser sempre adequadas a cada caso, com vista a obter os resultados pretendidos.


• As grávidas, lactantes e mulheres com hemorragia uterina, não deverão usar internamente o Aloé Vera.

Dra. Eduarda Alves.
Especialista em Nutrição e Dietética
Directora Clínica dos Alimentos


sábado, 25 de setembro de 2010

Quais são as vantagens do aleitamento materno?

As vantagens são tantas que se torna impossível enumerá-las todas.

Para o lactente

- O leite materno é nutricionalmente superior a qualquer alternativa, sendo o alimento perfeito e especialmente produzido e adaptado ás necessidades individuais de cada lactente;

- Facilita uma forte relação mãe e filho, pois o contacto físico é maior.

- O leite materno proporciona uma melhor absorção e digestão de todos os nutrientes.

- O leite materno contém a lactoferrina que aumenta substancialmente a absorção do ferro e impede o crescimento de algumas bactérias patogénicas no intestino, as quais não proliferam sem a presença do ferro.

- Cobre todas as necessidades dietéticas durante os primeiros 6 meses de vida;

- Adapta-se à imaturidade digestiva e metabólica do lactente;

- Maior aproveitamento dos nutrientes;

- Proporciona factores biológicos importantes de imunidade;

- É menos alergénico que qualquer outro alimento;

- Está sempre pronto e à temperatura ideal, sendo bacteriologicamente seguro, contendo factores anti-infecciosos que protegem de infecções frequentes.

- Os bebés que recebem aleitamento materno são menos propensos à superalimentação, prevenindo-se a obesidade infantil.

- Os bebés amamentados adoecem menos, tendo menos diarreias, menos cólicas, colites, devido à presença do factor bífido que promove o crescimento de uma bactéria benéfica, no intestino da criança, chamada de lactobacíllus bifídus). Esta bactéria especial em conjunto com o baixo pH do leite materno, impede a proliferação de outras bactérias patogénicas que poderiam provocar desarranjos intestinais e várias doenças.

- Devido à protecção anti-alérgica (proteínas homólogas) há uma menor incidência de sinusite, asma, eczemas, colite, …

- O aleitamento materno promove um bom desenvolvimento mandibular e dos dentes, pois é necessário um maior esforço para mamar, promovendo um bom desenvolvimento das mandíbulas e um menor risco de má oclusão.

- Segundo alguns estudos as crianças que foram alimentadas com leite materno são mais inteligentes obtendo melhores resultados nos seus estudos e em testes de inteligência.


Para a mãe
- Ajuda a mãe a recuperar o seu peso habitual, pois produzir leite e amamentar consome cerca de 600/700 calorias por dia (equivalente a 6 carcaças ou a 8 maçãs).

- Promove um contacto intimo mãe/bebé; As mães que amamentam sentem-se mais tranquilas e seguras.

- É muito mais económico;

- É mais cómodo;

- Está sempre pronto e à temperatura ideal;

- É microbiologicamente seguro, estando sempre fresco, à temperatura ideal e pronto a servir em qualquer hora e em qualquer sítio.

- Recuperação mais rápida do seu peso habitual;

- Involução uterina mais rápida, verificando-se também um menor sangramento após o parto. A amamentação aumenta a produção de oxicitocina, a qual vai promover as contracções que vão facilitar a expulsão da placenta e ajudar o útero a recuperar o seu tamanho inicial.

- Menor incidência de cancro da mama; Se todas as mulheres amamentassem por 24 meses, ou mais, a incidência do cancro da mama diminuiria em aproximadamente 25%.

- Espaçamento das gravidezes;

- Reduz o risco de osteoporose, pois de acordo com estudos recentes, a incidência de osteoporose em mulheres que não amamentaram foi 4 vezes superior relativamente às que amamentaram.

- Segundo alguns estudos, amamentar reduz a necessidade de insulina em mães com diabetes insulinodependente durante o período pós parto.

- Por tudo o que já foi dito anteriormente conclui-se que melhora a qualidade de vida da criança, da mãe e do pai.

Vantagens para o meio ambiente

- Evita-se a utilização de toneladas de alumínio, papel, tintas, plástico, silicone, borracha e vidro, que se gastariam na produção de latas, biberons, roscas, tetinas, folhetos e posters publicitários, etc. Amamentar é também um acto ecológico, pois todos estes materiais, bem como outras substâncias utilizadas na sua produção, são poluentes. Para além de se poupar água, electricidade e gás necessários para a lavagem, desinfecção, fervura da água, etc.

Um Abraço,

Eduarda Alves.





sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como congelar legumes e hortaliças?

 
 

Congelados cheios de sabor!




Para que os legumes e hortaliças não percam valor nutricional e mantenham o seu sabor, aspecto, aroma, consistência e cor, durante a congelação deverão ser seguidas algumas regras:




• Congele apenas os legumes e hortaliças muito frescos. Rejeite todos os que estiverem murchos, tocados ou com marcas de insectos.

• Prefira sempre os vegetais da época, são muito mais frescos e saborosos e também mais económicos.

• Não deverão estar demasiado verdes ou demasiado maduros.

• Lave-os muito bem em água corrente e arranje-os como se fosse para cozinhar

• Depois de lavados e arranjados, faça-lhes uma operação de branqueamento (coloque-os num recipiente de água a ferver durante cerca de 3 minutos). É preferível fazer este procedimento com pequenas quantidades (cerca de 500 g) de cada vez.

• A operação de branqueamento é muito importante para retardar a acção das enzimas e evitar a perda de sabor, cor e a degradação dos vegetais.

• Após a operação de branqueamento proceda ao imediato arrefecimento dos vegetais, colocando-os num coador, debaixo de água fria.

• Escorra-os e seque-os muito bem com papel absorvente ou com um pano limpo que não largue pelos.

• Separe na quantidade em que vão ser consumidos, em doses individuais ou familiares.

• As embalagens mais adequadas para o congelamento de vegetais são os sacos e recipientes de plástico ou o papel de alumínio. Retire sempre o ar.

• Escreva nas embalagens o nome do vegetal, a data da congelação e o seu prazo de validade.

• Coloque na arca de congelação, deixando intervalos que permitam uma circulação de ar eficiente. Accione o botão de congelamento rápido. A temperatura de conservação de congelados, deverá ser de menor ou igual a – 18º C.

• No congelador do frigorífico, não deverá manter os vegetais congelados por mais de 1 mês. Na arca de congelação poderá manter os vegetais congelados durante 10 a 12 meses.

• Não é necessário descongelar previamente. Deverá colocá-los congelados a cozinhar, em água (pouca) a ferver e um pouco de sal, ou directamente em sopas ou estufados.



Assim poupará bastante tempo e poderá ingerir vegetais em todas as refeições principais (almoço e jantar), contribuindo para a manutenção de uma Boa Saúde. Lembre-se que nós somos o que comemos!




Saudações vitaminadas para si e para os seus,


Eduarda Alves. Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas


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