terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Para que serve a Coenzima Q10?

 Coenzima Q10, a amiga do coração!

 
A Coenzima Q10, ou Ubiquinona, exerce uma potente acção antioxidante, ajuda a controlar a tensão arterial e a melhorar a função do ventrículo esquerdo, reduz a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares.
 
Reforça a acção do sistema imunitário e reduz o envelhecimento precoce.
 
É essencial para a produção de energia, pois sem a sua presença em quantidade adequada, as nossas células não conseguem produzir energia.


A Coenzima Q10 é produzida no nosso organismo, mas com o passar dos anos começamos a produzi-la em menor quantidade.
 
O declínio na sua produção ocorre a partir dos 40 anos, necessitando de aumentar o seu consumo através da alimentação, e em alguns casos através de suplementação alimentar.

Existe em alguns alimentos, como por exemplo no salmão, sardinha, cavala, truta, carne de vaca, de porco, coração de vaca, espinafres, nabiças, repolho e couves.
 
Também faz parte de vários produtos como é o caso de alguns cremes hidratantes, champôs, loções e de alguns suplementos alimentares.

Em caso de carência de Coenzima Q10, podemos apresentar alguns sintomas como cansaço, doença cardiovascular, gastrite, gengivites e - em casos mais graves - doença de Crohn.

As pessoas que tomam fármacos para reduzir os níveis de colesterol, da "família" das Estatinas - como por exemplo a sinvastatina - apresentam um maior risco de terem carências de Coenzima Q10.

Isto ocorre, devido ao facto destes fármacos ao bloquearem a produção de colesterol, também bloquearem a produção da Coenzima 10.

Nestes casos o reforço na sua alimentação, ou a toma de um suplemento de Coenzima Q10, é bastante importante, para evitar carências neste nutriente.

Como "cada caso é um caso" aconselhe-se com o seu dietista-nutricionista para saber se é indicada para si, qual a dosagem, frequência e período de toma mais indicado para o seu caso especifico.

Saudações vitaminadas para si e para os seus,

Eduarda Alves. Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém - Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.