Marcação de consulta

Marcação de consulta
Marcar em www.hospitaldaordemterceira.pt e www.vitasana.pt

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Festas saborosas e leves na balança



Bom dia e votos de uma excelente continuação de semana para todos!

O Natal está mesmo “à porta”, e com ele fazem-se imensos excessos gastronómicos: Pela manhã prova-se uma broa, a seguir ao almoço vai um bombom com o café, a meio da tarde come-se uma fatia de bolo-rei e ao serão “marcham” uma panóplia de frutos secos e oleaginosos. E por vezes ainda há quem beba um copinho de licor ou de eggnog (sim, pois afinal não importámos apenas o hábito dos hambúrgueres das terras do tio Sam!). Haja enzimas e bílis para “digerir” tantos excessos!

Esta descrição pode parecer exagerada, mas é relativamente comum, ouvir relatos semelhantes na consulta de Nutrição e Dietética. E, por vezes, a “festa da comilança desregrada” prolonga-se durante várias semanas e vai até ao dia de reis.

Aconselho a que aproveitem bem esta quadra, usufruindo do convívio com os amigos, com a família … e de toda o ambiente que favorece os encontros e a partilha de afetos, mas com moderação relativamente à alimentação.

Comam o que lhes apetecer na véspera e no dia de Natal e de Ano novo, mas sem exageros! Usem talheres e pratos de sobremesa e obriguem-se a saborear, mastigando devagarinho. Assim comem menos e saboreiam mais! E o vosso corpo agradece!

Comam uma a duas (máximo) guloseimas por semana, e que no dia 2 de Janeiro de 2014 voltem a fazer a alimentação saudável e equilibrada que já fazia parte dos vossos hábitos. E aproveitem, para passear em família, dando passeios ao ar livre, promovendo jogos e brincadeiras com as crianças, passeando com os cães…

Para terem uma ideia das calorias dos petiscos e das guloseimas mais ingeridos nesta quadra, deixo-vos aqui uma tabela com as mesmas. Tenham presente que em 2 dias e 2 noites de festa podem chegar a ingerir 18.000 calorias e aumentar 2,5 quilos de massa adiposa (banhinha). Abrandem os garfos e as colheres!

 

Doces/petiscos Natalícios
Calorias (média)
1 Fatia de bolo-rei
350 Kcal
1 Pires de frutos secos e oleaginosos
800 Kcal
1 Fatia dourada
220 Kcal
1 Fatia de tronco de Natal
250 Kcal
1 Pires de lampreia de ovos
450 Kcal
1 Cálice de licor
85 Kcal
1 Dose de polvo frito panado
250 Kcal
1 Azevia
210 Kcal
1 Filhós
200 Kcal
1 Pires de leitão assado
260 Kcal

 
Não exagerem nas guloseimas de Natal que já espreitam em todas as superfícies comerciais. Uma a duas (máximo!) guloseimas natalícias por semana chega perfeitamente! E a seguir toca a fazer tudo certinho e direitinho, como mandam as regras de uma alimentação saudável e equilibrada. Assim, saborearão com toda a satisfação e sem sair da linha!

Desejo-vos umas Boas Festas e um 2014 cheio de Saúde, muita Alegria e Boa disposição! Que o 2014 traga a todos nós o que mais precisamos e desejamos.

 Cumprimentos vitaminados!

Eduarda Alves.

Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas, da Associação Portuguesa de Dietistas e da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e de Fitoterapia.


Telefones: 21 432 55 15 / 96 550 44 48.

 

Copyright: © By Eduarda Alves, 2013. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.