sexta-feira, 10 de maio de 2019

5 Mitos que a impedem de emagrecer!


Precisa de emagrecer? É uma mulher que procura estar sempre informada e saber o que é melhor para si? 


Então, este texto é para si. Talvez a ajude a desmistificar algumas crenças muito comuns.



1.    Se eu substituir os alimentos por batidos proteicos, biscoitos diet, pudins light, barritas e afins, emagreço – Quase deixar de comer e trocar a maioria das refeições por batidos, barritas miraculosas… não é uma boa solução.
Não vai poder fazer isso durante muito tempo, e muito provavelmente, vai ficar com uma vontade incrível de comer “comida de verdade”, e quando o fizer, provavelmente vai exagerar nas quantidades, e engordar mais ainda…Essa é que é essa!

Para além disso, essa mudança favorece o desenvolvimento de desequilíbrios e distúrbios nutricionais.

Os batidos proteicos e afins, podem eventualmente em alguns casos, ser incluídos num plano alimentar criado especificamente para si – tendo em conta as suas necessidades nutricionais, patologias, estilo de vida…- por um nutricionista, no âmbito de um processo de reeducação alimentar.

2.    Se eu retirar o glúten emagreço – O glúten é uma proteína, e os alimentos sem glúten não têm menos calorias.
Apenas deverá retirar o glúten se tiver intolerância ao glúten ou doença celíaca, e não vai emagrecer só por isso!

O que acontece, com alguma frequência, é que as pessoas ao retirarem o glúten por sua iniciativa, deixam de comer massas, pão, bolachas, sobremesas, molhos…e passam a comer mais legumes, hortaliças, frutas…E por isso emagrecem. Não por retirarem o glúten, mas sim por terem feito um menor aporte energético na sua alimentação e um maior aporte de fibras.

Os “nossos avós” eram magros e comia alimentos com glúten, no âmbito da mais que comprovada Dieta Mediterrânica. Certo?

3.    Se eu evitar a lactose emagreço – Se tiver intolerância à lactose – afecta cerca de 35% da população adulta portuguesa – poderá ficar com a “barriga inchada”, após ter ingerido o alimento com lactose.

Essa distensão abdominal deve-se à acumulação de gás e não de gordura.

4.    Se eu tomar óleo de coco emagreço – O óleo de coco fornece cerca de 9 calorias por grama, tal como os outros óleos vegetais, e só por si não favorece o emagrecimento.

No entanto, pelo seu elevado teor em triglicéridos de cadeia média (MCT), é rapidamente assimilado e utilizado como fonte de energia, não sobrecarregando o fígado.

Poderá ser uma escolha nutricionalmente interessante por exemplo se faz exercício físico…- no âmbito de uma alimentação equilibrada e de acordo com as suas necessidades nutricionais individuais e os objectivos pretendidos.

5.    Se tomar um suplemento, ou um medicamento para emagrecer, não preciso de fazer “dieta” – Ainda acredita no Pai Natal e no Coelhinho da Páscoa? Não? Pois… de facto eles não existem, assim como os suplementos ou os medicamentos para emagrecer não fazem milagres, nem são “mágicos” e não adianta tomá-los se continuar a fazer os mesmos erros alimentares.

Os suplementos, quando bem enquadrados num plano alimentar variado, equilibrado e nutricionalmente adequado a si, podem – em alguns casos - ser aliados no processo de emagrecimento, otimizando os resultados.

Mas, a alimentação adequada a si é fundamental! Quer para a obtenção de bons resultados, quer para a manutenção dos mesmos. É a base para o emagrecimento saudável e duradouro.

Por vezes, bastam pequenas alterações nos nossos hábitos, para se notar toda a diferença no nosso peso, na nossa saúde e na nossa qualidade de vida.

As mudanças deverão ser graduais e perdurar ao longo da nossa existência, para que os resultados obtidos também perdurem.

Gosto muito de ajudar as pessoas, durante as consultas, a perceberem o seu corpo e a deixarem de o castigar com uma alimentação errada.


Ao perceberem como o seu corpo funciona, e ao aprenderem a comer de forma adequada, as pessoas ganham autonomia, e só assim se emagrece de forma duradoura, enquanto se alimenta a vida.

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição Clínica


Agualva-Cacém - Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44.


Lisboa - Hospital da Ordem Terceira Chiado: 21 323 03 00