terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que é a melatonina? Para que serve?


É uma hormona produzida no cérebro, pela glândula pineal. Durante a noite, produzimos muito mais melatonina, do que durante o dia, para ajudar a favorecer o sono.




É necessária para assegurar um sono recuperador, beneficiando quem sofre de insónia, ajudando a minimizar os efeitos da dessincronose (jet lag) dos viajantes, a minimizar as alterações no ritmo de sono dos profissionais que trabalham por turnos, a permitir a renovação celular da pele ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, a favorecer um sono repousante e tranquilo, e a prevenir alterações neurológicas.



De acordo com vários estudos científicos, a melatonina ajuda na recuperação de neurónios, devido à sua capacidade antioxidante, beneficiando doentes com doença de Alzheimer, ou que tenham sido vitimas de AVC (trombose) isquémico (por falta de irrigação sanguínea). Nesse caso, deverá ser tomada sob a forma de suplemento (Melamil, Angelicalm, Melatonina, …).



A melatonina existe em alguns alimentos, como por exemplo na aveia, banana, milho,  nozes, amêndoas, cebola, vinho tinto, cereja, arroz, hortelã, tomilho...



Quando tomada como suplemento, para ajudar nos casos de insónia, não cria o efeito de habituação, que surge com a maioria dos fármacos indutores do sono.

Aconselhe-se com o seu médico.



Bons Sonhos!

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2008 a 2016. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 98.