segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

É verdade que comer banana ajuda a prevenir cãibras?


Ajuda sim! A banana fornece energia, magnésio e potássio que são muito importantes na prevenção das cãibras musculares. Se comer uma banana pequena, 3 vezes por semana, já está a contribuir para a prevenção das incómodas cãibras.

A banana é rica em potássio, magnésio, vitaminas B6 e C, fibras, e hidratos de carbono, fornecendo energia e nutrientes que contribuem para a boa saúde muscular.

O magnésio é vital para a atuação de algumas enzimas essenciais, e contribui para o equilíbrio do cálcio, do potássio e do sódio, sendo fundamental para o bom funcionamento dos músculos, bem como para a sua recuperação em caso da ocorrência de lesões.

O potássio em conjunto com o sódio participa na regulação do volume de líquidos corporais, tendo uma ação diurética. Também participa na síntese de proteínas, e é essencial para o bom funcionamento dos músculos, contribuindo para a ativação de enzimas que controlam a produção de energia. Participa na contração muscular, e em caso de carência de potássio surgem as tão desagradáveis e dolorosas cãibras.

Resumindo, a banana ajuda na prevenção das cãibras, mas uma alimentação saudável, que forneça o aporte nutricional necessário para o seu caso, e uma boa hidratação são essenciais a uma boa saúde muscular, e na prevenção de cãibras. A nutrição é uma ciência muito complexa, e não se resume a comer ou não um determinado alimento, para obter um efeito específico. Tem que ser avaliado o todo, e "não apenas a soma das partes", e "cada caso é um caso"!

Boa semana!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.