sexta-feira, 14 de junho de 2013

Stévia, o sabor doce que não engorda

A doçura da Natureza à nossa mesa


Bom dia, como está? Espero que muito bem.

Hoje vou falar sobre o Stévia, um edulcorante que já se encontra facilmente em Portugal, que é docinho, não engorda, e que se usado com moderação, não tem efeitos secundários. Muitas vantagens!

Recentemente – há cerca de 2 anos – começaram a ser comercializados em Portugal, edulcorantes à base de stévia. No entanto, a stévia já é utilizada como adoçante há muitos anos nos E.U.A., Brasil, Japão, Austrália, Suiça e em muitos outros países.

Mas afinal qual a origem deste edulcorante?

O edulcorante à base de stévia é de origem natural, sendo extraído de uma planta chamada Stevia rebaudiana. Tem um sabor agradável, embora ligeiramente diferente do sabor do açúcar comercial (sacarose), e tem uma capacidade edulcorante de cerca de 300 vezes superior à sacarose.

Tem a grande vantagem de não fornecer calorias, e de não ser absorvido pelo organismo, sendo recomendado para quem precisa de emagrecer, para a manutenção do peso, para quem tem Diabetes, em casos de hipertrigliceridémia (excesso de gorduras no sangue), e em várias outras situações.

É comercializado em pó, comprimidos e liquido. Por ter um custo mais elevado, que outros edulcorantes, ainda é pouco utilizado pela indústria alimentar, sendo raro encontra-lo nos refrigerantes, gelatinas, iogurtes e outros produtos alimentares Light e Diet.

O Stévia pode ser utilizado em chás, infusões, e noutras bebidas quentes ou frescas. Também é uma excelente opção para adoçar os seus bolos e sobremesas, visto não se alterar com o calor.

Votos de uma boa saúde para todos, e um excelente fim-de-semana!
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.