quinta-feira, 23 de julho de 2015

Personal Trainer morre de cancro do fígado após anos de dieta hiperproteíca

Personal Trainer morre de cancro do fígado após anos de dieta hiperproteíca

O Personal Trainer (P.T.) Deam Wharmby de 39 anos, lamentavelmente faleceu esta semana, vitima de cancro do fígado.


Durante anos foi culturista, tendo tomado anabolizantes, os quais deixou de tomar ao tornar-se P.T.

Entretanto, durante alguns anos seguiu uma dieta hiperproteica, hiperlipídica e hipercalórica, com cerca de 10.000 Kcal por dia (o que corresponde à energia necessária para cerca de 5 homens adultos!).

Este tipo de dietas hiperproteicas e hipercalóricas, seguidas durante um longo período de tempo, sobrecarregam a função hepática, facilitando o desenvolvimento de esteatose hepática (fígado gordo), e mais tarde de cirrose hepática. Com a continuação desta alimentação, e mediante outros factores, poderá surgir o desenvolvimento de cancro hepático.

O próprio P.T. afirmou antes de falecer, que iria morrer vítima dos excessos alimentares que tinha cometido. A sua intenção era apenas ficar "maior"!

Infelizmente, situações destas começam a ser cada vez mais comuns! São cada vez mais as pessoas com insuficiência hepática e renal, devido a erros alimentares completamente absurdos, sob o ponto de vista nutricional! E perfeitamente evitáveis!

Antes de iniciar qualquer "dieta", suplementação, ou iniciar uma actividade física, deverá fazer uma avaliação médica (análises de rotina, electrocardiograma...), e ser sempre orientada (o) por um dietista-nutricionista, pois é o único profissional com competências para lhe fazer um plano alimentar de acordo com as suas necessidades nutricionais, objectivos pretendidos...

Assim atingem-se os objectivos pretendidos, melhorando a saúde e não fomentando a doença!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades Aqui