Personal Trainer morre de cancro do fígado após anos de dieta hiperproteíca
O Personal Trainer (P.T.) Deam Wharmby de 39 anos, lamentavelmente faleceu esta semana, vitima de cancro do fígado.

Entretanto, durante alguns anos seguiu uma dieta hiperproteica, hiperlipídica e hipercalórica, com cerca de 10.000 Kcal por dia (o que corresponde à energia necessária para cerca de 5 homens adultos!).
Este tipo de dietas hiperproteicas e hipercalóricas, seguidas durante um longo período de tempo, sobrecarregam a função hepática, facilitando o desenvolvimento de esteatose hepática (fígado gordo), e mais tarde de cirrose hepática. Com a continuação desta alimentação, e mediante outros factores, poderá surgir o desenvolvimento de cancro hepático.
O próprio P.T. afirmou antes de falecer, que iria morrer vítima dos excessos alimentares que tinha cometido. A sua intenção era apenas ficar "maior"!
Infelizmente, situações destas começam a ser cada vez mais comuns! São cada vez mais as pessoas com insuficiência hepática e renal, devido a erros alimentares completamente absurdos, sob o ponto de vista nutricional! E perfeitamente evitáveis!
Antes de iniciar qualquer "dieta", suplementação, ou iniciar uma actividade física, deverá fazer uma avaliação médica (análises de rotina, electrocardiograma...), e ser sempre orientada (o) por um dietista-nutricionista, pois é o único profissional com competências para lhe fazer um plano alimentar de acordo com as suas necessidades nutricionais, objectivos pretendidos...
Assim atingem-se os objectivos pretendidos, melhorando a saúde e não fomentando a doença!
Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
Acompanhe todas as novidades Aqui