quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Comemore o São Martinho com bolo de castanha na caneca


No dia de São Martinho com poucas castanhas se faz um magustinho!


 Olá! Como vai? Espero que muito bem!

Hoje é dia de São Martinho! Se gosta de castanhas aproveite para as saborear.

E, se puder faça um passeio neste lindo dia de verão de São Martinho. O sol está maravilhoso!

Este magnifico alimento é um dos tesouros da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo sido um dos alimentos base da alimentação dos nossos antepassados, que residiam nesta zona.

As castanhas fornecem-nos hidratos de carbono complexos, os quais libertam lentamente a sua energia, tão necessária para as nossas atividades diárias. Portanto, fornecem-nos hidratos de carbono de boa qualidade, e não dos que apenas nos dão calorias vazias, como o açúcar comercial (sacarose).

As castanhas não contêm glúten, nem colesterol e contêm uma reduzidíssima quantidade de gordura (cerca de 1%), de açúcar de absorção rápida (cerca de 9%) e de sódio.

Tem uma boa quantidade de fibras (cerca de 6%) e algumas proteínas (cerca de 3%). É uma boa fonte de triptofano (um percursor da serotonina, o mediador cerebral que nos ajuda a estarmos mais bem dispostos), de potássio e de folatos.

Ao contrário do que muitos pensam, se comidas com moderação, não contribuem para o aumento de peso. 6 castanhas fornecem-nos cerca de 80 calorias, o que corresponde às calorias fornecidas por 1 maçã.


Para saborear as castanhas sem sair “da linha” poderá substituir cada uma das suas tostas integrais ou bolachas da tarde por 1 castanha cozida ou assada.


Também as poderá comer como acompanhamento da carne, do peixe, do ovo, do seitan ou do tofu, bastando substituir cada colher de sopa de arroz ou de massa por 2 castanhas pequenas ou 1 maior.

Deixo-lhe aqui 1 receita de bolo de castanha na caneca, que fica muito saborosa, e que poderá saborear quando sente vontade de comer 1 doce.

Um ótimo São Martinho para si!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves, 2015. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.