sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Uma grávida deve comer por dois?


Verdade ou mito?



A grávida não deve “comer por dois”, como se pensava outrora, pois se o fizer será um importante contributo para o aparecimento de problemas para a mãe (aumento de peso excessivo, diabetes gestacional, hipertensão, pré – eclâmpsia, e várias complicações obstétrica) e para o bebé (macrossomia, maior risco de obesidade infantil e de diabetes).

Deverá sim “comer para dois”, adequando principalmente a qualidade nutricional e não tanto a quantidade, pois a grávida apenas necessita de cerca de 300 calorias extra por dia, e só a partir do 2º trimestre de gravidez.

Após o parto a orientação nutricional continua a ser necessária, para assegurar as necessidades nutricionais da mãe, facilitando o aleitamento materno e a normalização do seu peso.

A mulher necessita de orientação nutricional antes, durante e após a gravidez, devendo ter acesso a consultas com nutricionista, de forma a receber a orientação necessária para compreender as suas novas necessidades nutricionais e para poder participar activamente, e de forma consciente, nas suas escolhas alimentares, durante as várias etapas da gravidez.

Deverá receber um plano nutricional específico para o seu caso e para a fase em que se encontra, com várias equivalências nutricionais e demais orientações de forma a assegurar as necessidades nutricionais do organismo da mãe e para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Assim, tanto a mãe como o seu bebé, terão as suas necessidades nutricionais asseguradas, contribuindo para um futuro mais saudável e com qualidade de vida.

Quanto mais cedo começarmos a comer bem, tanto melhor, pois é a comer bem que asseguramos a prevenção de cerca de 80% das doenças crónicas não transmissíveis.

É importante relembrar que “nós somos o que comemos”!

Cumprimentos vitaminados,

Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook e no Instagram

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica


Agualva-Cacém -Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44.


Lisboa - Hospital da Ordem Terceira Chiado: 21 323 03 00.