quinta-feira, 24 de outubro de 2013

É possível emagrecer com mais de 70 anos ... e rejuvenescer!


Bom dia como está? Bem-disposta (o)? Espero que sim.

Apesar de já ser dietista há quase 20 anos, fico sempre muito FELIZ em conseguir ajudar as pessoas que me procuram, e de as ver a progredirem e a alcançarem os seus objetivos. E felizmente, as ciências da Nutrição e Dietética têm evoluído imenso, permitindo-nos ajudar a prevenir e a tratar um elevadíssimo número de doenças.  

Esta semana vi em consulta uma senhora de 71 anos que veio à sua 3ª consulta. Está a ser acompanhada por mim porque necessita de perder cerca de 20 Kg de gordura antes da sua artroplastia da anca (colocação de prótese na anca).

Já conseguiu eliminar 11 Kg de gordurinhas extra, e já se sente mais leve e cansa-se muito menos. As suas roupas já estavam larguíssimas e tiveram de ser apertadas.

É uma senhora com muita força de vontade, com uma vida ativa - trata de si e ainda ajuda familiares - e fiquei muito feliz quando ela me disse que já consegue fazer muitas das tarefas que antes fazia com muita dificuldade.

Uma das coisas que mais me deu alegria, foi o facto de me dizer que agora já toma o seu duche matinal com prazer, pois antes demorava muito tempo, e tinha que se deitar de seguida, durante alguns minutos, para se recompor do cansaço. Até a toma de um simples duche era uma terrível canseira e um processo doloroso! Agora já não! Toma duche, veste-se e segue com a sua vida em frente. Fantástico!

Esta senhora, devido à sua osteoartrite da anca muito avançada, não pode fazer caminhadas, nadar ou outros exercícios simples. E gosta muito de comer! No entanto, apesar do seu sedentarismo, conseguimos que esteja a emagrecer muito bem.

Os planos alimentares que tenho elaborado para ela, são sempre combinados em conjunto durante a consulta, têm em conta as suas necessidades nutricionais, o seu sedentarismo, as doenças de que padece e vão de encontro aos seus gostos pessoais.

Vou-a ensinando a comer melhor, mas sempre com base nos seus alimentos e pratos preferidos. Assim tudo se torna muito mais fácil, e os resultados são excelentes!
Uma excelente semana, cheia de saúde e boa disposição!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.

Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
Acompanhe todas as novidades no Facebook

Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.


Consulta de Nutrição Clínica
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55.
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.