quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Será que comer menos carne é bom para si?


Menos carne pode significar mais saúde

 





Os humanos, nas últimas décadas, quase se tornaram carnívoros! Cada vez se come mais carne, quer em frequência, quer em quantidade.


O consumo excessivo de carne contribui para o aumento de peso, pois, ao consumir carne em quantidade excessiva, acaba por consumir gordura e proteínas em demasia, o que favorece a acumulação de tecido adiposo (banhinha!). 

O excesso de proteínas obriga os rins e o fígado a trabalharem muito mais, o que pode – a longo prazo – favorecer o aparecimento de insuficiência renal e insuficiência hepática.

Vários estudos demonstram que os rins de quem come carne frequentemente têm que realizar o triplo do trabalho do que os rins de quem faz uma alimentação predominantemente vegetariana.

A carne, quando consumida em excesso, também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares - como a hipertensão arterial, a aterosclerose e o enfarte agudo do miocárdio - pois a quantidade de gordura saturada e de colesterol ingeridos é bastante elevada.

Ao consumir carne em demasia, também favorece a formação de vários compostos tóxicos, durante toda a sua digestão e metabolismo, aumentando o risco de vir a desenvolver vários tipos de cancro – como o cancro do cólon - , problemas digestivos e vários problemas de pele.

O reumatismo gotoso é quase inexistente, em indivíduos que fazem uma alimentação vegetariana, e muito mais frequente em indivíduos que consomem carne amiudamente, pois acabam por ingerir uma elevada quantidade de ácido úrico.

A solução está num bom equilíbrio. Que tal comer mais vezes peixe? E porque não experimentar saudáveis e suculentas opções vegetarianas? É extremamente benéfico para a sua saúde e verá que existem opções deliciosas, rápidas de fazer, económicas, e muitíssimo saudáveis. Experimente!

Está cientificamente comprovado que a alimentação ovolactovegetariana é benéfica para a nossa saúde, ajudando a prevenir um elevado número de doenças crónicas não transmissíveis e algumas doenças degenerativas. 

Se fizer algumas refeições ovolactovegetarianas, já estará a contribuir para beneficiar a sua saúde.

Fonte: Livro A DIETA DO PRAZER, Eduarda Alves, Editorial Presença.

Click aqui para fazer download de excerto do livro    
Continuação de uma boa semana, com muita saúde e boa disposição!


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Nutricionista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Acompanhe todas as novidades no Facebook
Copyright: © By Eduarda Alves. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução.

Consulta de Nutrição
Agualva-Cacém -
Clínica Vita-Sana: 21 914 07 55 / 91 846 57 44
Lisboa - Hospital da Ordem Terceira: 21 323 03 00.