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quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Coma menos carne


Menos carne pode significar mais saúde

 

Os humanos, nas últimas décadas, quase se tornaram carnívoros! Cada vez se come mais carne, quer em frequência, quer em quantidade.


O consumo excessivo de carne contribui para o aumento de peso, pois, ao consumir carne em quantidade excessiva, acaba por consumir gordura e proteínas em demasia, o que favorece a acumulação de tecido adiposo (banhinha!). O excesso de proteínas obriga os rins e o fígado a trabalharem muito mais, o que pode – a longo prazo – favorecer o aparecimento de insuficiência renal e insuficiência hepática.

Vários estudos demonstram que os rins de quem come carne frequentemente têm que realizar o triplo do trabalho do que os rins de quem faz uma alimentação predominantemente vegetariana.

A carne, quando consumida em excesso, também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares - como a hipertensão arterial, a aterosclerose e o enfarte agudo do miocárdio - pois a quantidade de gordura saturada e de colesterol ingeridos é bastante elevada.

Ao consumir carne em excesso, também favorece a formação de vários compostos tóxicos, durante toda a sua digestão e metabolismo, aumentando o risco de vir a desenvolver vários tipos de cancro – como o cancro do cólon - , problemas digestivos e vários problemas de pele.

O reumatismo gotoso é quase inexistente, em indivíduos que fazem uma alimentação vegetariana, e muito mais frequente em indivíduos que consomem carne amiudamente, pois acabam por ingerir uma elevada quantidade de ácido úrico.

A solução está num bom equilíbrio. Que tal comer mais vezes peixe? E porque não experimentar saudáveis e suculentas opções vegetarianas? É extremamente benéfico para a sua saúde e verá que existem opções deliciosas, rápidas de fazer, económicas, e muitíssimo saudáveis. Experimente!

Está cientificamente comprovado que a alimentação ovolactovegetariana é benéfica para a nossa saúde, ajudando a prevenir um elevado número de doenças crónicas não transmissíveis e algumas doenças degenerativas. Se fizer algumas refeições ovolactovegetarianas, já estará a contribuir para beneficiar a sua saúde.

Fonte: Livro A DIETA DO PRAZER, Eduarda Alves, Editorial Presença.

Click aqui para fazer download de excerto do livro    
 
Continuação de uma boa semana, com muita saúde e boa disposição!


Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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