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terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Alimentos Biológicos versus Alimentos Convencionais

 
 
 
 
 
 
Olá boa tarde, como vai? Espero que muito bem.

Costuma comer alimentos biológicos? Sim? Excelente!

Eu sem sombra de dúvida, prefiro sempre que possível ingerir alimentos biológicos. E porquê? Faço esta escolha não tanto pelo que têm, mas sim pelo que não têm!

 
O facto de os alimentos biológicos não conterem pesticidas, antibióticos, hormonas...E outras substâncias que não deveriam estar naturalmente presentes no alimento original, é uma vantagem considerável para a nossa saúde. Sem dúvida!
 
 
Alimentos Biológicos
Vantagens
  • Mais nutritivos (no caso dos vegetais como por exemplo a alface, maçã e o tomate, possuem uma maior quantidade de alguns minerais e de algumas vitaminas como a vitamina C, também são mais eficazes no combate aos radicais livres, devido a uma maior riqueza em antioxidantes, como tal, são mais eficazes na prevenção de vários tipos de cancro, na prevenção do envelhecimento, no combate ao stress e ajudam ao fortalecimento do sistema imunitário ajudando no combate às infecções).
  • Apresentam maior teor de flavonóides (elevada quantidade na maçã)
  • Ausência de antibióticos, hormonas, conservantes e outras substancias químicas prejudiciais à saúde humana
  • Menor conteúdo de nitratos.
  • São muito mais saborosos, possuindo também um aroma muito mais intenso.
  • Reforço das defesas imunitárias.
  • Não contribuem para a poluição da água, atmosfera e solos.
  • Muito menor risco de alergias alimentares.
  • O pão biológico tem uma quantidade maior de fibras, vitamina E e de vários minerais. É muito mais saboroso. Dá mais saciedade. A sua digestão é muito mais fácil. Melhor tolerado por pessoas com problemas gastrointestinais, como por exemplo colite, cólon irritável, …
  • O azeite biológico é mais rico em antioxidantes (importantes na prevenção do cancro, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas, …) e ácidos gordos monoinsaturados (importantes na melhoria do perfil lípidico – equilíbrio entre o bom e o mau colesterol).
Desvantagens
  • Preço mais elevado a curto prazo. Menor a longo prazo, visto as despesas com a saúde - melhor dizendo, com a doença - serem menores.
  • Menor produção.

Alimentos Convencionais
Vantagens
  • Menor preço a curto prazo, mas não a longo prazo, visto provavelmente, as despesas com o tratamento de doenças serem maiores.

Desvantagens
  • Menos nutritivos
  • Risco de presença de antibióticos, hormonas e outras substancias químicas prejudiciais à saúde humana como por exemplo os pesticidas. Isto pode acontecer por exemplo com a carne, ovos, com o leite e derivados (podem conter hormonas e antibióticos). No caso dos vegetais podem conter resíduos de pesticidas, os quais podem contribuir para afectar a fertilidade.
  • A exposição contínua a determinados químicos, mesmo que em pequena quantidade, podem contribuir para problemas de saúde, podendo até afectar o sistema imunitário, reduzindo as defesas do organismo. Uma maneira de ajudar a prevenir estes efeitos é variar as marcas frequentemente. No caso da exposição aos antibióticos pode contribuir para diminuir o seu efeito quando utilizados para combater infecções.
  • As frutas e vegetais (principalmente hortaliças, espinafres e alface) podem apresentar elevado conteúdo de nitratos, devido à de adubos químicos. Os nitratos podem ser transformados em nitrosaminas cancerígenas. Os nitratos podem afectar a capacidade do sangue transportar o oxigénio, podendo contribuir para a síndrome da criança azul (a hemoglobina não consegue transportar o oxigénio em quantidade adequada), ou para uma sensação de cansaço e mal-estar geral.
  • Maior risco de alergias alimentares.
m ótimo fim de semana para si, e para todos nós.

Cumprimentos vitaminados, Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas
 
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